Permita-me, ainda, V. Ex.ª, que aproveite o ensejo para dirigir ao Sr. Deputado Oliveira Dias, nosso companheiro de bancada, uma palavra de muito apreço pelo modo como representou o CDS ...

O Sr. António Arnaut (PS): - Não representou o CDS! ...

O Orador: -... na presidência da Assembleia da República. Exerceu do melhor modo as funções que lhe foram cometidas pela Assembleia da República, pelos deputados que, elegendo-o, o transformaram no nosso Presidente, no Presidente do Parlamento.

Ê evidente que não posso deixar de realçar ainda o facto de ter sido durante o seu mandato que alguns factos significativos ocorreram no nosso país, e em particular no âmbito da instituição parlamentar. Foi durante o seu mandato que se concluiu a revisão da Constituição, foi ainda sob a sua presidência que foram completadas as leis que essencialmente complementam a revisão da Constituição, em particular a Lei da Defesa e a Lei do Tribunal Constitucional. Tudo isso terá feito do mandato do Sr. Deputado Oliveira' Dias um mandato que eu qualificaria de feliz e venturoso, à semelhança do cognome que ficou a exornar na história o Sr. D. Manuel I.

O Sr. António Arnaut (PS): - Que despropósito! Que ridículo!

O Deputado Oliveira Dias não merecia isso!!

O Orador: - Julgo que por tudo isso o CDS se deve regozijar pela maneira exemplar com que este nosso companheiro de bancada desempenhou as funções tão elevadas para as quais nós contribuímos.

Aplausos do CDS, do PSD e do PPM.

O Sr. Presidente: - Muito obrigado, Sr. Deputado. Tem a palavra o Sr. Deputado Borges de Carvalho.

O Sr. Borges de Carvalho (PPM): - Sr. Presidente o discurso.

O Sr. Borges de Carvalho (PPM): - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sr. Presidente Oliveira Dias: No momento em que V. Ex.ª deixa as funções de Presidente da Assembleia da República, faço questão em continuar a tratá-lo por Sr. Presidente e propor aos meus colegas que pessoas que exerceram este cargo tenham, entre nós, direito a esse tratamento. Isso só honrará a instituição parlamentar, o que acontece em muitas e prestigiadas democracias da Europa.

Vozes do CDS: - Muito bem!

Aplausos do PPM, do PSD, do PS, do CDS, da ASDI, da UEDS e do MDP/CDE.

... para quem dificilmente encontrarei palavras que signifiquem a nossa consideração e amizade.

Finalmente, Sr. Presidente eleito, Presidente Ribeiro de Almeida, já o ano passado tive a ocasião de, aqui publicamente, fazer o elogio de V. Ex.ª Neste momento, é difícil não me repetir. Apenas desejaria, com toda a simplicidade, dizer que desejo a V. Ex.ª, no exercício das suas funções e pessoalmente, uma felicidade pelo menos tão grande quanto é aquela que sentimos ao vê-lo eleito Presidente desta Casa.

Aplausos do PPM, do PSD e do CDS.

O Sr. Presidente: - Muito obrigado Sr. Deputado. Srs. Deputados, não havendo mais pedidos de palavra, declaro encerrada a sessão.

Eram 17 horas e 50 minutos.

Deputados que entraram durante a sessão: Partido Social-Democrata (PSD)

Arménio dos Santos.

Carlos Dias Ribas.

Eleutério Manuel Alves.

João Afonso Gonçalves.

Leonel Santa Rita Pires.

Manuel da Costa Andrade.

Maria Adelaide S. de Almeida Paiva.

Partido Socialista (PS)

Alberto Marques Antunes.

António Francisco B. Sousa Gomes.

Carlos Manuel N. Costa Candal.

Eduardo Ribeiro Pereira.

João Cardona Gomes Cravinho.

Centro Democrático Social (CDS)

Álvaro Manuel M. Brandão Estêvão.

António Paulo Rolo.

Joaquina Rosa da Costa.

José Augusto Gama.

Luís Carlos Calheiros V. Sampaio.

Pedro Eduardo Freitas Sampaio.

Partido Comunista Português (PCP)

Rosa Maria Alves Brandão.