particular? Vai dizer: «eu excedi-me no meu voo linguístico, eu errei, eu informei mal»? Espero que pelo menos façam isto para a vossa própria credibilidade.

O Sr. Deputado disse que no Porto os democratas isto, os democratas aquilo. Isto é, referia-se a um certo sector político que teve uma certa acção no quadro da liberdade de expressão e de acção em que vivemos actualmente. Presumo, pois, que o Sr. Deputado considera que aqueles que não participaram nessa acção não são democratas - estabeleceu o limite.

Porém, acontece que estamos coligados com o Partido Socialista. Portanto, quer V. Ex.ª informar-nos se considera ou não hoje o Partido Socialista no campo democrático? Ponho-lhe a questão, não porque deva tratar dos assuntos do Partido Socialista, mas estando o meu partido coligado com este gostaria de ser informado, pois não se vá dar o caso de não estarmos coligados com um partido democrático, o que seria extremamente errado.

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Que pena ir pedir a suspensão do mandato!...

O Sr. Presidente: - Ainda para formular pedidos de esclarecimento, tem a palavra o Sr. Deputado João Fernandes.

indical, mas as da UGT, em que participaram centenas de milhares de trabalhadores -, ...

Risos do PCP.

... poderiam significar, afinal, que o Governo está muito apoiado. As manifestações da UGT foram as que toda a gente viu, as intervenções da UGT foram as que toda a gente ouviu, e não foram propriamente manifestações de apoio ao Governo.

Os senhores continuam no vosso sectarismo, segundo o qual os trabalhadores estão apenas representados pela Intersindical, o que certamente não nos vai conduzir a lado algum.

Por outro lado, começa agora a inventar-se uma nova forma de catalogar aquilo que são as filmagens da televisão. Chega-se agora a concluir que, afinal, as grandes manifestações da UGT foram fruto da maravilha da técnica, mas as da Intersindical não são nada disso, são aquilo que o Sr. Deputado Jerónimo de Sousa imagina. Mas o que o Sr. Deputado Jerónimo de Sousa não imagina - tenho a certeza - é que a Intersindical se viu este ano na necessidade de abolir muitas manifestações em muitos concelhos para as concentrar principalmente em Lisboa e no Porto. Essa é que é a realidade em que o Sr. Deputado Jerónimo de Sousa não quer acreditar.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Edmundo Pedro.

que isto quer dizer. «Formas superiores de luta» significa para o PCP «formas insurreccionais de luta».

Vozes do PCP: - Ora, ora!

O Orador: - Eu também lá estive e conheço o PCP há 50 anos.

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Eram os anarquistas!

O Orador: - Sei bem o que na linguagem do PCP significa «formas superiores de luta».

Portanto, pergunto o seguinte, uma vez que todos reconhecemos que a situação actual é difícil, mas há-de ter uma solução; do ponto de vista do PCP, a solução será encontrada no quadro democrático e das instituições ou vai o PCP encontrar solução nas ruas, nas greves que se vão alargando e que vão assumir uma fase insurreccional de luta, de modo a derrubar as instituições democraticamente organizadas? O objectivo do PCP será atingir uma situação de ruptura das instituições e o surgimento de uma outra situação?

Era a estas perguntas que gostaria que o Sr. Deputado Jerónimo de Sousa respondesse.

Aplausos do PS e do PSD.

O Sr. Presidente: - Para responder aos pedidos de esclarecimento, tem a palavra o Sr. Deputado Jerónimo de Sousa.

O Sr. Jerónimo de Sousa (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Quero, em primeiro lugar, constatar que as perguntas não foram grande pechincha. Mas,