etc. Não vale a pena reafirmar o que o Sr. Deputado nessa altura escreveu e assinou.

O Sr. José Magalhães (PCP): - Autodemitiu-se de si mesmo!

A Oradora: - Não sei se o Sr. Deputado já se autodemitiu de si próprio, mas creio que a primeira coisa a fazer é apresentar a sua demissão de si próprio, antes de cair no ridículo dessas afirmações.

Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente: - Para um contraprotesto, tem a palavra o Sr. Deputado Silva Marques.

O Sr. Silva Marques (PSD): - Sr.ª Deputada, por acaso leu mal a literatura política dessa altura, porque nas polémicas que travei no Comércio do Funchal eu era considerado de direita, precisamente por não defender a luta armada «já».

Mas à parte esta pequena rectificação, é facto que nessa altura, nas polémicas do Comércio do Funchal, eu expunha ideias que hoje não preconizo.

A Sr.ª Ilda Figueiredo (PCP): - Imagine-se! Como é que não se demitiu?!

O Orador: - Mas isso só demonstra que eu não sou um erro histórico, porque acompanhei a história. Um erro histórico são os senhores.

Aplausos do PSD, do CDS, e de alguns deputados do PS.

A Sr.ª Ilda Figueiredo (PCP): - O senhor é ridículo!

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, o entusiasmo dos debates levou-me a esquecer, infelizmente, a existência do intervalo regimental. Penso que as sensações também por todos experimentadas serão razão bastante para desculpar o erro que cometi.

Srs. Deputados, vamos usar do direito regimental do intervalo, interrompendo os nossos trabalhos até às 18 horas e 40 minutos.

Está suspensa a sessão.

Eram 18 horas e 10 minutos.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, está reaberta a sessão.

Eram 19 horas e 25 minutos.

Após o intervalo, reassumiu a presidência o Sr. Presidente Tito de Morais.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, por consenso dos presidentes dos grupos e agrupamentos parlamentares foi acrescentado um novo ponto à ordem do dia de hoje, que consta da aprovação das contas da Assembleia da República relativas a 1983, procedendo-se à votação no final dos trabalhos.

Relativamente ao artigo 63.º, há uma proposta de substituição dos seus n.ºs 1 e 2, apresentada pelo PS, pelo PSD, pelo CDS, pela UEDS e pela ASDI, que vai ser lida.

O Sr. Jorge Lemos (PCP): - Peço a palavra para interpelar a Mesa, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. Jorge Lemos (PCP): - Sr. Presidente, a minha interpelação à Mesa é no sentido de solicitar que seja clarificado se, em relação ao artigo 63.º, a Mesa anunciou ou vai anunciar a respectiva votação.

O Sr. Presidente: - Exactamente, Sr. Deputado, depois de ser lida a proposta que referi anunciarei a votação.

O Sr. Jorge Lemos (PCP): - Sr. Presidente, vou entregar na Mesa, antes portanto do anúncio da votação, um requerimento, subscrito por 10 deputados, para que a votação seja adiada, ao abrigo do artigo 5.º do Regimento especial.

Pausa.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, acaba de ser entregue na Mesa um requerimento, cujo teor é o seguinte:

Ao abrigo do disposto no artigo 5.ª da Resolução n.º 11/84, de 16 de Março, os deputados abaixo assinados, do Grupo Parlamentar do PCP, requerem o adiamento da votação das propostas relativas ao artigo 63.º do Regimento.

Passamos, portanto, à discussão das propostas relativas ao artigo seguinte, ou seja, o artigo 64.ª

Respeitantes a este artigo, há uma proposta de substituição da epígrafe e dos n.ºs 1, 2, 3 e 4 e uma proposta de aditamento de um novo artigo 64.º-A, ambas vindas da comissão, que vão ser lidas.

O Sr. Jorge Lemos (PCP): - Sr. Presidente, dá-me licença que interpele a Mesa?

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Jorge Lemos (PCP): - Sr. Presidente, V. Ex.ª anunciou a existência de uma proposta de aditamento, vinda da Comissão, de um novo artigo 64.º-A, e gostaríamos de saber quem subscreve essa proposta, uma vez que, creio, neste caso concreto a Comissão não pode apresentar propostas.

A Sr.ª Margarida Salema (PSD): - Está no relatório!

O Orador: - Está no relatório, mas tem de ser subscrita por alguém!

O Sr. Luís Saias (PS):- Sr. Presidente, se me dá licença, posso esclarecer a questão colocada pelo Sr. Deputado Jorge Lemos.

O Sr. Presidente: - Com certeza, Sr. Deputado, faça favor.

O Sr. Luís Saias (PS): - Sr. Presidente, o que está no relatório é que o PS, o PSD e o CDS aprovaram a proposta formulada na Comissão pelo Sr. Deputado