há alternativa concreta neste momento, nos mantenhamos apenas em jogo de palavras.

Aplausos do PSD.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra a Sr." Deputada Helena Cidade Moura.

A Sr.ª Helena Cidade Moura (MDP/CDE): Sr. Deputado João Salgueiro, afinal tínhamos tomado o seu lapso mal. 0 Sr. Deputado quis realmente, na sua omissão, ser ofensivo, quer dizer, entende que não somos partido a mencionar como oposição. Agradeço-lhe esse esclarecimento, para saber até que ponto a sua capacidade democrática é capaz de funcionar nesta Assembleia.

Aplausos do MDP/CDE e do PCP.

Protestos do PSD.

Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado João Salgueiro.

0 Sr. João Salgueiro (PSD): - Não vou responder à Sr.ª Deputada Helena Cidade Moura porque penso que isso seria despiciendo não vejo que o empolar um artificialismo de divergências tenha algum fundamento, neste momento.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Ilda Figueiredo.

A Sr.ª Ilda Figueiredo (PCP): - A atitude que o Sr. Deputado João Salgueiro há pouco aqui tomou, antes do jantar, essa atitude altaneira, arrogante (Risos do PSD), completamente fora do quadro constitucional ...

Protestos do PSD.

Srs. Deputados, um pouco mais de calma! Mesmo agora, depois do jantar, faz mal as pessoas incomodarem-se, enervarem-se, dificulta a digestão!

Protestos do PSD.

0 Sr. Presidente: - Srs. Deputados, não podemos continuar os trabalhos assim. E completamente impossível e não me parece que seja forma de proceder numa Assembleia como esta.

0 Sr. Carlos Brito (PCP): - Pois não, Sr. Presidente!

O Sr. Presidente: - Peço-vos o favor de estarem atentos.

Vozes do PS: - Muito bem!

A Oradora: - Como ia a dizer, a atitude arrogante, altaneira, que o Sr. Deputado João Salgueiro há pouco aqui assumiu não espanta ninguém, não espanta ninguém que conheça as suas posições de colocação fora do quadro constitucional como mais uma vez aqui fez e que vêm de longa data. Todos sabemos que o Sr. Deputado sempre esteve ao serviço de interesses, a que chamou de interesses nacionais, que fez coincidir interesses de grupos económicos a quem sempre serviu ...

Protestos do PSD e do CDS.

... com interesses nacionais. E aquilo a que assistimos há bocado foi, mais uma vez, a uma reafirmação desses princípios.

Há aqui, pelo menos, uma linha de coerência da sua parte, o que não acontece da parte de outros Srs. Deputados nesta Assembleia. Da sua parte, faça-se lhe justiça, essa coerência existe. Mas também não espanta ninguém que o Sr. Deputado se coloque fora do quadro constitucional, ...

0 Sr. Manuel Moreira (PSD): - Outra vez?!

A Oradora: - .. que sempre tenha estado contra a nacionalização dos sectores básicos da economia, nomeadamente da banca e dos seguros. 0 Sr. Deputado há pouco tornou isso muito claro na resposta que nos deu e também mais uma vez deu razão a todas as críticas que fizemos quando o Sr. Deputado foi ministro deste País durante alguns anos, quando foi responsável máximo da gestão do próprio sector nacionalizado e, naturalmente, através dessa gestão desastrosa, contribuiu bastante para o agravamento da crise económica que o nosso país atravessa.

Vozes do PCP: - Muito bem!

A Oradora: - Não espanta ninguém que o Sr. Deputado não compreenda o significado da nacionalização da banca para o país, para o povo português, para os trabalhadores. E já agora aproveitava para o esclarecer que na nacionalização da banca não esteve em causa uni critério de riqueza, ...

Uma voz do PSD: - De pobreza! ...

A Oradora: - ... esteve em causa algo muito mais importante que é o critério do controle do poder económico pelo poder político. Por acaso, Sr. Deputado, o poder económico estava não mão dos ricos. Mas, Sr. Deputado, a sua posição, nas respostas que nos deu, demonstrou também que estamos no caminho certo na luta contra as desnacionalizações, na luta pela defesa da banca nacionalizada, dos seguros, das cimenteiras e dos adubos.

Aplausos do PCP.

Protestos do PSD.

0 Sr. Veiga de Oliveira (PCP): - Sr. Presidente, dá-me licença?

O Sr. Presidente: - Faz favor, Sr. Deputado.

O Sr' Veiga de Oliveira (PCP): -Sr. Presidente, não sei se a Mesa registou ...

(Coittiiit,'am os protestos do PSD')