0 Sr. Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Luís Beiroco.

0 Sr. Luís Beiroco (CDS): - Sr. Presidente, considero a proposta do Sr. Deputado Luís Saias, de se prolongar a sessão até às 4 horas da manhã, perfeitamente razoável.

Como não temos sessão amanhã, penso que é uma boa altura de andarmos um pouco para a frente em relação a questões que já todos ponderámos. Se aparecer alguma questão em que surjam propostas novas, quanto a essa com certeza que se poderá considerar solução diferente.

0 Sr. Presidente: - Tem a palavra, para interpelar a Mesa, o Sr. Deputado João Corregedor da Fonseca.

0 Sr. João Corregedor da Fonseca (MDP/CDE): - Sr. Presidente, um vez mais, andamos a toque de caixa dos partidos da maioria! Ontem, em reunião de líderes, falou-se primeiro na 1 hora, depois, no máximo, nas 2 horas; esta noite, várias vezes inquiri líderes parlamentares quer do PS quer do PSD acerca da hora a que terminaríamos. Um disse-me que por volta da 1, outro disse que no máximo às 2; depois falou-se nas 3 horas, agora já vamos nas 4.

Realmente, isto não é método aceitável como também não é, por nós, aceitável a proposta que sugere as 4 horas, assim como também não o é a que fala em 3 horas. É evidente que se vingarem estas propostas que surgem agora, mas que há meia hora não existiam, o MDP/CDE adoptará a posição que entender conveniente.

0 Sr. Presidente: - Tem a palavra Sr. Deputado José Luís Nunes.

0 Sr. José Luís Nunes (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Ouvi dizer que o MDP/CDE reservará a posição que julgar por conveniente, o que significa que o MDP/CDE se arroga o direito de pedir uma interrupção de meia hora. 15to é: reservará a posição que julgar conveniente, não com o fito de ponderar o que quer que seja, mas com o fito de interromper meia hora.

Ora, o Regimento dá aos partidos da maioria possibilidades de tomarem também as posições que tiverem por convenientes e as posições que os partidos da maioria podem ter por convenientes, o que neste caso, é passarem o termo da sessão para as 3, para as 6 ou para as 7.

Protestos do PCP.

0 Sr. Jorge Lemos (PCP): - Até para amanhã ou até para segunda-feira!

A Sra. Ilda Figueiredo (PCP): - Ficamos aqui 48 horas seguidas!

0 Sr. Presidente: - Srs. Deputados, pedia-lhes o favor, para concluirmos esta discussão, de apresentarem à Mesa uma proposta concreta para ser votada, a fim de a Mesa poder saber como dirigir os trabalhos.

0 Sr. Silva Marques (PSD): - Vai entrar imediatamente na Mesa uma proposta nesse sentido.

Pausa.

0 Sr. Presidente: - Srs. Deputados, vamos votar um requerimento no sentido do prolongamento da sessão até às 4 horas.

Tem a palavra, Sr. Deputado Jorge Lemos.

0 Sr. Jorge Lemos (PCP): - Sr. Presidente, nos termos do artigo 74.º do Regimento, interponho recurso da decisão da mesa de admissão desse requerimento, uma vez que não entrou até às 20 horas, como determina o Regimento e não houve qualquer deliberação da Assembleia no sentido do prolongamento dos trabalhos.

0 Sr. Presidente: - Farei votar o recurso, mas chamo a atenção do Sr. Deputado para o facto de, na conferência de líderes, ter ficado decidido que se poderia prolongar a sessão até às 2 horas, embora sem consenso absoluto sobre essa hora.

De qualquer forma, o que tinha ficado assente era que a sessão se prolongaria. Como entretanto surgiu, uma outra sugestão no sentido de se interromperem os trabalhos e havia uma certa confusão sobre a hora que teria sido fixada, este requerimento tem todo o cabimento, vai ser admitido pela Mesa e o recurso apresentado pelo Sr. Deputado será votado.

Tem a palavra o Sr. Deputado Jorge Lemos.

0 Sr. Jorge Lemos (PCP): - Sr. Presidente, mantendo o meu recurso com base do não respeito por compromissos assumidos, pelos partidos da maioria, que nos foram comunicados atempadamente e pela imposição, contra o consenso, de determinadas normas. Portanto apresentamos o recurso, vamos formalizá-lo por escrito, mandá-lo para a Mesa e desde já nos inscrevemos para a sua apresentação e discussão.

0 Sr. Presidente: - Tem a palavra, para interpelar a Mesa, o Sr. Deputado Lopes Cardoso.

0 Sr. Lopes Cardoso (UEDS): - Tanto quanto me pude aperceber - pode ter sido lapso meu -, esta sessão foi prolongada para depois das 8 horas