requerimento feito jamais por uma empresa com esta designação.

Falou na Eduardo, Ferreirinha & Irmão.

A Sr.ª Ilda Figueiredo (PCP) : - Também não há!?

pedido há alguns meses atrás que o Sr. Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional o indeferiu, não havendo portanto motivo, neste caso, para algum receio quanto a problemas de corrupção.

A Sr.ª Ilda Figueiredo (PCP): - Neste caso, disse bem! O pior são os outros!

O Orador: - Falou também na empresa Alberto Marinho, em Amarante, relativamente à qual se levantam problemas do mesmo tipo. Gostaria de acrescentar que não há também nenhum pedido entrado, por parte de uma empresa com esta designação.

Falou na Metalúrgica da Longra, empresa que, em conjunto com os Ministérios das Finanças e do Plano e da Indústria e Energia, o Ministério do Trabalho e Segurança Social não considera de viabilidade possível e que, apesar do impacto que tem, não tendo viabilidade possível, provavelmente tenderá para um processo de extinção, a mais ou menos curto prazo.

Falou ainda na JOTOCAR. Gostaria de dizer que, de facto, a JOTOCAR já foi objecto de um apoio dado em Novembro de 1982; neste momento, não tem também nenhum processo pendente em análise.

Risos do PCP.

Falou numa empresa chamada VIMA. Não existe também, nos arquivos da Secretaria de Estado do Emprego, nenhuma referência a esta empresa.

Risos do PCP.

A Sr.ª Ilda Figueiredo (PCP): - Os seus arquivos estão muito mal!

O Orador: - Falou na Fábrica Leão - presumo que se referiu à Fábrica de Fogões Leão. A este respeito, gostaria de dizer sensivelmente aquilo que disse para a Metalúrgica da Longra: trata-se de uma empresa que, do nosso ponto de vista, não é uma empresa viável.

Falou na empresa Olavo Cruz. Aqui sim. Neste caso, há de facto um pedido de subsidio, que está a ser analisado, embora não haja ainda nenhuma decisão entretanto tomada a esse respeito.

Falou na SOREFAME. Relativamente a esta, não existe de facto nenhum pedido de apoio por parte da Secretaria de Estado do Emprego e Formação Profissional formulado por esta empresa.

Risos do PCP.

Não vejo motivo para tanta hilariedade por parte dos Srs. Deputados. Seguramente que ela não se dirige a mim, mas sim a quem produziu um tão vasto conjunto de afirmações, sem nenhum fundamento, conforme se está aqui a provar.

Aplausos do PSD e de alguns deputados do PS.

O Sr. Manuel Lopes (PCP): - É a ignorância!

O Orador: - Falou-se também na Casa Capucho. Srs. Deputados, também não há, nem houve, nenhum requerimento desta empresa.

Falou-se também na VICOMINAS. Passa-se aqui precisamente o mesmo.

O Sr. Manuel Lopes (PCP): - Também não existe?

O Orador: - Abstenho-me de prosseguir, ...

O Sr. César Oliveira (UEDS): - Já chega!

O Orador: - ... porque haveria ainda mais 3 ou 4 empresas a referir. Não falo no Hotel Atlantis, da Madeira, porque, como é sabido, em matéria de emprego e formação profissional, as competências do Governo estão regionalizadas. Mas ainda se pode referir o caso do restaurante «Noite e Dia», que não tem também entregue, até este momento, nenhum pedido de financiamento por parte da Secretaria de Estado do Emprego e Formação Profissional.

Finalmente, Srs. Deputados, cumpre fazer referência a um caso que foi também objecto da mesma intervenção do mesmo Sr. Deputado António Mota. A fim