bonitos e muito aliciantes que foram distribuídos praticamente em todas as escolas do País, nos anúncios que se fizeram nos jornais e na rádio do que propriamente nos estudos para a sua implementação séria.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - E creio que V. Ex.ª deveria pedir um esclarecimento também sério e verdadeiro ao Sr. Ministro da Educação quanto a este aspecto.

Vozes do PCP: - Muito bem!

O Orador: - O Sr. Deputado também me pergunta o que é que se poderia esperar de um ministro que está no Governo não há 6, mas há 9 meses. Ora, o que eu poderia esperar de um ministro vindo de onde vem pode não ser muito mais. Contudo, a minha obrigação enquanto deputado é a de denunciar aquilo que o Sr. Ministro promete e não faz, àquilo que o Sr. Ministro diz e não ...

O Sr. Montalvão Machado (PSD): - Dá-me licença que o interrompa, Sr. Deputado?

O Orador: - Faça favor, Sr. Deputado.

O Sr. Montalvão Machado (PSD): - Sr. Deputado, peço-lhe desculpa, mas não foi essa a pergunta que lhe formulei. O que lhe perguntei muito concretamente é se no sector do ensino técnico-profissional teria sido possível fazer mais.

O Orador: - Sem dúvida. Sr. Deputado. Pelo menos teria sido possível não fazer os disparates que se estão a fazer agora. Disso pode o Sr. Deputado estar certo!

Aplausos do PCP.

A Sr.ª Deputada Marília Raimundo perguntou o que é que o meu partido preconiza no que diz respeito ao acesso ao ensino superior. A este propósito devo dizer-lhe que tenho a ideia de que a Sr.ª Deputada não conhece um projecto de lei do sistema educativo apresentado já há 2 anos nesta Assembleia pelo meu partido. Ora, dado que a Sr.ª Deputada tem um interesse específico pelos problemas da educação e do ensino, é pena que não tenha conhecimento desse projecto de lei que, para além do mais, valerá a pena ler.

Quanto à questão do técnico-profissional, já respondi, e quanto à questão final que me colocou, isto é, se eu tivesse que fazer uma opção entre o que está feito ou não fazer nada, já o disse, e repito, que, se a opção é lançar um técnico-profissional sem bases, sem condições mínimas que, para além do mais, inviabiliza uma verdadeira e séria reestruturação do ciclo terminal do secundário, não teria dúvidas que seria preferível perder mais tempo em estudar, em planificar e então, sim, tomar as medidas necessárias.

Aplausos do PCP.

O Sr. Lemos Damião (PSD): - Sr. Presidente, peço a palavra para um protesto.

O Sr. Presidente: - Faça favor, Sr. Deputado. No entanto, peco-lhe o favor de ser breve, visto que estamos praticamente no termo do período de antes da ordem do dia.

razão para dizer o que está a dizer. Más reconheça que o lançamento do ensino técnico-profissional teve, pelo menos, o mérito de aproveitar os professores do 12.º grupo de Trabalhos Manuais que estavam subaproveitados, a verdade é que eles existem e são um potencial muito valioso nas escolas.

E quanto ao problema das instalações e dos equipamentos que estavam desaproveitados, a envelhecer e a enferrujar, se mais não fora, por isso mesmo, creia, Sr. Deputado, que o lançamento do ensino técnico-profissional é uma medida positiva.

O Sr. Presidente: - Também para protestar, tem a palavra a Sr.ª Deputada Marília Raimundo.

A Sr.ª Marília Raimundo (PSD): - Tal como o Sr. Deputado muito bem deve saber, conheço os projectos do PCP, como conheço os dos outros partidos. Foi exactamente por isso que fiz uma pergunta, à qual, aliás, não respondeu.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Paulo Areosa, se deseja contraprotestar, tem V. Ex.ª a palavra.

O Sr. Paulo Areosa (PCP): -Sr. Deputado Lemos Damião, quem classificou este projecto como sendo um projecto técnico-profissional com uma experiência pedagógica não fui eu, mas sim o próprio projecto que assim se qualifica.

Por outro lado, gostaria de lhe dizer que não estamos em condições, neste momento - praticamente no final do ano lectivo -, de dar mais crédito a um ministro que desde o início do ano vem prometendo e não cumprindo, sobretudo a um ministro que tem o desplante de dizer que sim a tudo e deixa passar meses e meses sem fazer nada.

Este ministro, na minha opinião e certamente na opinião da grande maioria dos estudantes portugueses, não merece qualquer tipo de crédito. E não merece qualquer crédito até ao fim do ano (vamos ver se ele consegue chegar até ao fim do ano!).

Sr.ª Deputada Marília Raimundo, saúdo o facto de ter lido com atenção o projecto de lei do sistema