Socialista, trocou connosco em relação à posição de ontem e, como tal, há alguma coisa que está aqui trocada.

Ontem era para falar o Sr. Deputado Seiça Neves, nós cedemos o lugar ao Sr. Deputado José Luís Nunes, e hoje fomos pedir. ao Partido Socialista que nos desse a cedência do lugar que tínhamos dado ontem. Não se percebe como é que isso agora aparece.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado José Niza. É profundamente lamentável o sucedido.

O Sr. José Niza (PS): - Efectivamente, o Deputado Cobra tem razão. Antes da sessão começar falou connosco. Irá, como o Sr. Presidente sabe, no Grupo Parlamentar do Partido Socialista camaradas que tratam exactamente do período de antes da ordem do dia, um dos quais sou eu, e ficou assente essa troca, em relação a uma troca que já tínhamos feito antes. O João Gomes não falaria e falaria em seu lugar o Deputado Cobra.

Isto, portanto, é um entendimento entre o Partido Socialista e o Deputado Cobra. Não sei se a Mesa se opõe a esta troca ... de qualquer das maneira ...

O Sr. Presidente: - Não posso dar qualquer informação porque não tenho conhecimento nenhum, pessoal, da matéria. O Sr. Secretário não tomou nota disso, possivelmente.

O Sr. Secretário (Coelho de Sousa):- Não tenho indicação dessa troca, senão tinha-a cá colocado, como sempre tenho feito.

Burburinho.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Barbosa de Melo.

O Sr. Barbosa de Melo (PPD):- Sr. Presidente, Srs. Deputados: As considerações que temos estado a ouvir neste Plenário levam-me a levantar a voz para fazer um protesto.

E começo por ler o n.º 3 do artigo 43.º do nosso Regimento, disposição essa que é a que se aplica à situação presente. Diz essa disposição que, «decidido o prolongamento, será concedida prioridade no uso da palavra a um dos Deputados de cada um dos partidos com oradores inscritos». A questão que acaba de ser levantada pelo Sr. Deputado Cobra não tem aqui cabimento, visto que o Sr. Deputado Cobra não representa nenhum partido ...

Uma voz:- Muito bem!

Burburinho.

O Orador: - ... e é nesta base que o PPD levanta um protesto e apela à Mesa para o cumprimento escrupuloso do Regimento.

O Sr. Presidente: - De qualquer maneira, o registo que temos aqui na Mesa é este que indiquei. Não posso indicar outro, visto que não temos outra indicação. A indicação era que havia uma troca entre o Deputado João Gomes e o Deputado Amaro da Costa, com a concordância deles. Essa é a indicação que temos.

Burburinho.

O Sr. Coelho dos Santos (INDEP.): - Peço a palavra para uma pergunta à Mesa.

O Sr. Presidente:- Faça favor.

O Orador: - Pergunto, se estando inscrito um Deputado do - PS, e se esse Deputado for chamado, nos termos do artigo 43.º do Regimento, referido pelo Deputado Barbosa de Melo, se esse Deputado do PS pode ou não ceder a palavra a outro Deputado?

Vozes: - Muito bem!

Aplausos.

O Sr. Presidente: - O Deputado pode ceder a palavra, evidentemente.

O Sr. Coelho dos Santos (INDEP.): - É isso que está em causa. A palavra é cedida a um Deputado do Partido Socialista, que por sua vez a cedeu a um Deputado independente em troca com uma intervenção que fez ontem.

O Sr. Presidente: - É exactamente isso que não está registado. O nosso problema é esse. É isso que não está registado aqui.

Pausa.

Vou dar a palavra ao orador que temos aqui inscrito, para cumprirmos o regulamento, ao Sr. Deputado Álvaro Monteiro, do MDP/CDE.

É o que temos inscrito.

O Sr. Álvaro Monteiro (MDP/CDE): - Sr. Presidente, Srs. Deputados...

O Sr. Presidente: - Um momentinho só, Sr. Deputado.

A seguir temos a nota de que o Deputado João Gomes tinha cedido a palavra ao Deputado Amaro da Costa. Se isso não é exacto, agradecia que me rectificassem. É o que temos aqui inscrito.

Pausa.

A seguir, teríamos os Deputados Guerreiro Norte, Ferreira Júnior (esse é do. mesmo partido) e mais adiante é que encontraríamos o Sr. Deputado Cobra. Não temos aqui qualquer anotação noutro sentido.

Temos de nos guiar pelo registo em nosso poder. Não temos outros elementos.

O Sr. Deputado Álvaro Monteiro, tenha a bondade.

O Sr. Álvaro Monteiro (MDP/CDE): - Bem, espero que seja desta vez ...

O Sr. Presidente: - Também espero, Sr. Deputado!