O Sr. Deputado poderá ler do lugar que nós aqui tomamos apontamento. Vamos dar atenção à leitura desta proposta de aditamento.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - A redacção da proposta seria a seguinte:

Proposta de aditamento Para as eleições dos órgãos das autarquias locais podem apresentar candidaturas, nos termos da lei, além dos partidos políticos, as organizações populares de base, bem como grupos de cidadãos.

O Sr. Presidente: - É esta proposta que o Sr. Deputado prefere que não seja discutida agora e baixe à Comissão. Eu perguntaria à Assembleia quem não

concorda com esta baixa à Comissão e, por consequência, entende que se deve iniciar imediatamente a discussão da proposta. Vamos submeter à votação.

Pausa.

Parece que não é necessário contagem; a maioria entende que não deve baixar à Comissão, pelo que a proposta de aditamento está em apreciação.

Uma voz: - É melhor contar as abstenções.

O Sr. Presidente: - Vamos contar de novo.

Submetida à votação, a proposta foi rejeitada, com 21 votos a favor (PCP, MDP/CDE e 2 INDEP.) e 47 abstenções (PPD, CDS e 8 INDEP.)

O Sr. Presidente: - Por consequência...

O Sr. Secretário (António Arnaut): - Informam que entre as abstenções figura uma do Partido Socialista. A mesa não tinha dado conta, mas o Sr. Pires, prestimosamente, informa esse facto.

O Sr. Presidente: - Nos termos desta votação, a proposta apresentada agora, de aditamento, está em apreciação.

Pausa.

O Sr. Deputado Barbosa de Melo.

O Sr. Barbosa de Melo (PPD): - Para uma breve declaração de voto, Sr. Presidente.

Nós abstivémo-nos pela circunstância seguinte: pela nossa parte estamos suficientemente esclarecidos quanto a este tema e também estávamos perfeitamente esclarecidos quanto ao modo de votar a proposta do Partido Comunista Português que, se entrar em apreciação, imediatamente a direi. Mas a nossa abstenção significa que admitimos naturalmente que outros partidos gostassem de ver isto melhor discutido no seio da Comissão especializada. Era só isto.

(O orador não reviu.)

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Vital Moreira deseja que a sua proposta seja objecto de apreciação, imediata ou retira a proposta?

O Sr. Vital Moreira (PCP): - Sr. Presidente: Esta proposta foi apenas para dar um prazo, digamos, mais um, de argumentação, de reflexão sobre esta matéria.

Também nós estamos suficientemente esclarecidos sobre a matéria; já o dissemos. Também estamos suficientemente esclarecidos sobre razões de outros para não estarmos de acordo com eles. De modo que, tendo sido frustrado esse objectivo, a proposta não tem mais a função e, portanto, nós retiramos a proposta.

(O orador não reviu.)

O Sr. Presidente: - A proposta de aditamento está, portanto, retirada.

O artigo, tal como foi aprovado, vai ser lido.

O Sr. Secretário (António Arnaut): - O Sr. Presidente pretende que leia o artigo já aprovado? O artigo 5.º?

Pausa.

1 - A organização das autarquias locais compreende uma assembleia eleita dotada de poderes deliberativos e um órgão colegial e executivo perante ela responsável.

2 - A assembleia será eleita por sufrágio universal, directo e secreto, dos cidadãos residentes segundo o sistema da representação proporcional.

Como se recordam, estes números foram aprovados ontem por unanimidade.

O texto que se segue é o artigo 6.º:

A assembleia das autarquias locais terá competência regulamentar própria, nos limites da Constituição, das leis e dos regulamentos emanados das autarquias de grau superior ou das autoridades com poder tutelar.

Nesta leitura, tive em conta a rectificação ontem produzida pelo Deputado José Luís Nunes, que substitui a palavra «autoridades» que na 3.ª linha estava erradamente colocada, por «autarquias».

O Sr. Presidente: - Rectificação de uma gralha, obviamente. Tratava-se apenas de uma gralha.

Por consequência, é este texto, proposto pela Comissão, que esta em apreciação, se não há propostas.

Não há propostas na Mesa.

Alguém pede a palavra?

Vamos proceder à votação deste texto proposto pela Comissão.

Submetido à votação, foi aprovado por unanimidade.

O Sr. Secretário (António Arnaut): - Artigo 7.º:

Pausa.