O segundo ponto, a segunda coisa que quero dizer, é que serei o último, seria o último a negar, mas sou o primeiro a reconhecer à personalidade do Sr. Mário Soares um papel importante na construção dá democracia neste País.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Desde sempre que me habituei a admirar os homens que por uma forma ou por outra, consoante o seu temperamento, souberam resistir na sua alma ou nos seus actos externos à influência deletéria de um regime que não respeitava o homem, não respeitava o mínimo dos direitos essenciais da pessoa humana. E o Sr. Mário Soares é, desde há muitos anos, uma das pessoas que eu admiro. Ao prestar-lhe esta homenagem, eu incluo todos os outros que, sentados aqui, nestas bancadas, um pouco por toda a parte, souberam, de acordo com a sua própria maneira de ser, reagir, opor-se a um regime que nas dominou durante tantos anos. Mais anos do que tem a minha própria vida.

Vozes: - Muito bem!

que foi publicada na imprensa a respeito das razões por que participavam na lista da tal União Nacional.

(O orador não reviu.)

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado José Luís Nunes para responder ao pedido de esclarecimento.

O Sr. José Luís Nunes (PS): - Eu agradeço a possibilidade

O Sr. Presidente: - Não estava inscrito. Eu tinha perguntado se alguém mais queria pedir esclarecimentos. Insisti mais do que uma vez.

Então o Sr. Deputado desculpe, parece haver mais pedidos de esclarecimento, mas creio que não foram assinalados, pelo menos a tempo.

Vamos agora esclarecer esse caso.

O Sr. Deputado Basílio Horta quer fazer pedidos de esclarecimento. Mais alguém?

Pausa.

Mais ninguém. Portanto, o Sr. Deputado Basílio Horta para pedido de esclarecimento.

O Sr. Basílio Horta (CDS): - Sr. Presidente: Eu começo por me desculpar de não ter oportunamente manifestado a minha vontade de fazer pedidos de esclarecimento.

Sr. Presidente: - A minha intervenção é para Justificar a Mesa.

O Orador: - Muito obrigado Sr. Presidente.

Eu gostaria de perguntar ao Sr. Deputado. José Luís Nunes como é que correlaciona a sua intervenção com as declarações do Dr. Sá Carneiro prestadas e publicadas hoje em O Jornal de que se ganharem as eleições só fará Governo de coligação com o seu partido.

(O orador não reviu.)

Uma voz: - Com o dele,..

Outra voz:- Então com é isso?!

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado José Luís Nunes, apara responder a estes dois pedidos de esclarecimento.

mas outras é outra conversa. Quanto à história de que, se o Dr. Sá Carneiro ganhar as eleições, fará uma coligação só com o PS - pois evidentemente que, como se sabe, para haver coligação é preciso que haja duas vontades e o Dr. Sá Carneiro diz que quer fazer uma coligação com o PS - , o nosso camarada Salgado Zenha já respondeu antecipadamente sobre o que é que se deve pensar desses arroubos orais do Dr. Sá Carneiro.

(O orador não reviu.)

Vozes: - Muito bem!