O Sr. Casimiro Cobra (INDEP.): - Em cinco minutos é quase impossível o Sr. Carlos Lage responder e estou interessado em ouvir algumas das respostas. Prescindo, pois.

O Sr. Presidente: - Pois, sendo assim, o Sr. Deputado Jorge Miranda tem a palavra.

O Sr. Jorge Miranda (PPD): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Ouvi com muita atenção ...

... com muita atenção a exposição do Sr. Deputado Carlos Lage, pessoa de quem discordo em muitas coisas, mas por quem .tenho um respeito pelas suas qualidades intelectuais e morais e pelo passado político.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Devo dizer que algumas das preocupações que ele expôs, pois são preocupações que os sociais-democratas deste País têm.

O Sr. Pedro Roseta (PPD): - Muito bem!

O Orador: - Todavia, queria dizer que fiquei um tanto ou quanto chocado por duas afirmações que me pareceu que o Sr. Deputado tinha pronunciado. Uma era esta: que certos partidos, nomeadamente o PPD, no comício realizado no Porto, no último sábado, ou na última sexta-feira, ao atacar o Partido Socialista estava a atacar a democracia e a Revolução.

Eu sei que o Sr. Deputado Carlos Lage é um democrata e que não identifica com certeza a democracia e a revolução com o seu Partido. Mas gostava que ele dilucidasse melhor este ponto.

Em segundo lugar, e esse é um hábito que se tem formado nesta Assembleia de parte de alguns sectores e que infelizmente me parece ser um hábito com fundas raízes neste país, quem não é por nós é contra nós, quem não pensa como nós é adversário, é inimigo, é reaccionário - pareceu-me ter dito a certa altura o Sr. Deputado Carlos Lage, referindo-se a críticas a posições que são feitas ao seu Partido.

Também gostaria que o Sr. Deputado Carlos Lage, que é democrata, e que portanto não tem esse vício de identificar os que não pensam connosco com os adversários, os inimigos, os inimigos a abater, que explicasse um pouco melhor o seu pensamento, até porque o seu discurso foi feito de improviso.

Finalmente, o Sr. Deputado Carlos Lage disse, com razão, que a direita se aproveita - naturalmente é essa a sua função - dos erros cometidos ao longo deste processo para atacar partidos mais identificados porventura com o actual Governo, mas gostaria de lhe perguntar se não vê que também o Partido Popular Democrático, que está neste momento no Poder com o Partido Socialista, não é também atacado por essa mesma direita. Eu tenho visto muitas críticas ao Partido Popular Democrático, naturalmente que não virão do Partido Socialista por essa razão, mas vêm de partidos de direita. Gostava que o Sr. Deputado Carlos Lage também dilucidasse este ponto.

(O orador não reviu.)

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Vital Moreira, tenha a bondade.

O Sr. Vital Moreira (PCP): - O Sr. Deputado Carlos Lage, no final da sua intervenção, referiu também os ataques da direita, vindos de forças de capa esquerdista. A este propósito, gostaria de perguntar ao Sr. Deputado que significado atribui ao facto de um grupo nacional-fascista que dá pelo nome, ou dava, de a AOC ter transferido o seu apoio do Partido Socialista para o Partido Popular Democrático.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Pedro Roseta, tenha a bondade.

O Sr. Pedro Roseta (PPD): - Nem vale a pena repudiar a linguagem provatória e insultuosa com que o meu Partido foi mimoseado ...

Gargalhadas.

Manifestações diversas.

... porque essa linguagem caracteriza quem a fez, quem a utilizou ...

Manifestações diversas.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Portanto, Sr. Deputado Carlos Lage, saiu bem retratado das suas próprias palavras.

Vozes de protesto.

Três perguntas apenas, muito simples: julga o Sr. Deputado que o Partido Socialista tem algum mandato, talvez divino, quem sabe ...

Manifestações diversas .

... para determinar quem é ou não democrata?

Vozes: - Fascista!

Uma voz: - Cala a boca.

O Orador: - Pois é! Há dias, até parece que um Sr. Deputado do PS até se arrogou o direito de dizer quem era ou não cristão.

Uma voz: - Eli, lá!

O Orador: - Ou são só opiniões subjectivas, logo destituídas de fundamento?

Vozes de protesto.

Segunda pergunta:...

Uma voz: - Segunda resposta!

O Orador: - Conhece o Sr. Deputado algum sistema ...

Burburinho.