O Sr. Presidente: - Peço a atenção da Assembleia. Por favor, o Sr. Deputado ... tenha paciência!

O Orador: - Eu depois responder-lhes-ei quando vierem dar lições de democracia?

O Sr. Presidente: - Peço-lhe o favor de encurtar o seu pedido de esclarecimento. Os Srs. Deputados tenham ...

O Orador: - Vê-se quem respeita ...

O Sr. Presidente: - Por favor! Por favor!

O Orador: - ... a liberdade de expressão.

Manifestações.

Terceira pergunta: Conhece o Sr. Deputado algum sistema socialista, não social-democrático, que, no Mundo, em qualquer parte, tenha respeitado a democracia política e tenha salvaguardado as liberdades?

Vozes de protesto.

Burburinho.

Terceira pergunta, e esta é o povo que a já vai fazendo: Respeitará ou não o PS o resultado das eleições? Se o meu Partido, ou qualquer outro, ganhar as eleições para a Assembleia Legislativa, é preciso saber claramente se o Partido Socialista irá lançar manipulações diversas de opinião de massas para derrubar o Governo escolhido pelo povo. Exijo uma resposta certa.

Uma voz: - Ó Sr. Presidente, isto não é permitido ...

Outra voz: - Está a falar a reacção.

Vozes: - Fora com o fascismo!

Burburinho.

O Sr. Presidente: - Atenção, Srs. Deputados ...

Uma voz: - Isto não é permitido, é uma provocação ...

Manifestações diversas.

O Sr. Presidente: - Peço a atenção dos Srs. Deputados. Vamos continuar com a lista dos nossos pedidos de esclarecimento.

Burburinho.

O Sr. Deputado Manuel Dias, tenha a bondade.

Burburinho.

Chamo a atenção da Assembleia. O Sr. Deputado Manuel Dias está no uso da palavra para pedir um esclarecimento. Façam favor de atender ...

O Sr. Manuel Dias (PS): - Depois de ouvir no hemiciclo falar em insultos, de quem não é por nós é contra nós e em lições de democracia, eu queria pedir ao meu camarada Lage que ele me dissesse se está comigo, quando a minha vontade era dizer aqui algumas corsas que só o respeito da Casa, o respeito de muitos dos que aqui se sentam, e o respeito total de quem votou para que estivessem aqui sentados, só esse respeito é que me impede de dizer aqui coisas que tenho, de facto, grande vontade de dizer. É que ainda há poucos dias, há muito poucos, eu e outros surpreendemos um indivíduo das bases de um partido, muito concretamente do PPD, falando numa aldeia, para um grupo, para um grupo não, era um grupo muito restrito, dado que eram duas senhoras bastante idosas, que lhe perguntavam, depois de o dito senhor se ter identificado como elemento do PPD, lhe perguntavam: «Mas o senhor diga-me lá, que é isso de marxismo? Marxismo ou não seio quê, que eu não percebo muito bem a palavra.» E o senhor disse-lhes de pronto: «Olhe! Marxismo ... As senhoras já ouviram falar do Zé do Telhado?» «Sim!» «Olhe, é mais ou menos a mesma coisa, é igual!»

Gargalhadas.

Queria perguntar ao meu camarada se ele tem a mesma vontade que eu tenho de dizer essas mesmas coisas.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Manuel Ramos.

Pausa.

Não?

Como está sempre a falar eu tenho a impressão ...

Então parecem encerrados, suponho eu, peço desculpa se houver algum lapso.

Queria pedir a palavra, Sr. Deputado José Manuel Burnay?

Eu pergunto ao Sr. Deputado se pediu a palavra, efectivamente, no momento em que eu abria inscrição dos esclarecimentos.

Pausa.

O Sr. José Manuel Burnay (PPD): - Não, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Então tenha a bondade de se sentar.

Ora muito bem. Estão encerrados, portanto, os pedidos de esclarecimento pela ordem em que entraram na Mesa.

Tem a palavra o Sr. Deputado Lage para responder, pedindo o favor de ser o mais conciso possível, embora eu não deixe de reconhecer que são nove pedidos de esclarecimento.

O Sr. Carlos Lage (PS): - Sr. Presidente e Srs. Deputados: Vou tentar ser conciso, correspondendo ao pedido do Sr. Presidente.

Relativamente à primeira questão, colocada pela Sr.ª Deputada Helena Roseta, ela pergunta se a crítica ao programa e à prática do Partido Socialista é