vistas e de comunicados, onde se foram amalgamando, até há bem pouco tempo, as respeitáveis opiniões dos condicionais, incondicionais e condicionados de um partido que, autolimitando-se lá pelas bandas da ria, na sua democracia interna, rumo ao carisma e à autocracia, deu à comunidade lusitana uma curta amostragem do que seria uma sociedade criada à sua imagem e semelhança ...

Aplausos.

Vozes: - Muito bem!

O Sr. Pedro Roseta (PPD): - Olha quem fala.

O Orador: - E a questão que ponho é muito simples: face ao súbito desaparecimento da palavra socialismo das cordas vocais dos que, em comícios, sessões de esclarecimento e outras tomadas de posições públicas, falam em nome do PPD, pergunto se o seu programa é ou não ainda válido!?

Uma voz: - Isso é falso.

industrialização avançada.

Por outro lado, parte dos rendimentos que se distribuem e redistribuem através de adequada fiscalidade não passam de mais-valias importadas, mais-valias que são arrancadas a outros povos na forma de matérias-primas obtidas a baixo preço, ou corporizadas no cheque que titula o lucro das multinacionais, à custa do esmagamento dos salários.

Aplausos.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Finalmente, creio que aço-gestão e participação na gestão, muletas que a social-democracia oferece aos trabalhadores na sua penosa caminhada, não os leva ao socialismo, mas ao neocapitalismo; não os leva ao fim da exploração, mas ao seu recomeçar.

Uma voz: - Mentira!

O Orador: - Deixemos, pois, ficar nesses países os trenós que por cá nem há neve suficiente, nem espaço de manobra; deixemos por lá as renas que o clima é outro e a fauna de outra natureza ...

... esqueçamos, senhores, esse rechonchudo e nórdico Pai Natal que, na sua tão festejada missão, entrou sempre pela chaminé limpa das casas mais abastadas, atafulhando de brinquedos os sapatos de verniz dos meninos favorecidos, e estranhamente se foi esquecendo da lareira suja e fria das casas dos mais humildes, onde jaziam ignoradas as botas esburacadas de meninos de outra condição.

Aplausos.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente: Hoje alteram-se um pouco as regras do jogo, porque, sem ofensa ao Regimento, me permito não responder aos eventuais pedidos de esclarecimento.

Vozes (em uníssono): - Ahhh!

Burburinho.

O Orador: - As perguntas são minhas. As respostas dá-las-eis vós, não ao Deputado socialista que neste momento inquire, mas exactamente ao povo português.

Manifestações diversas.

Aplausos.

Posto isto, repito, de outro modo, a interrogarão feita há pouco.

Vozes diversas.

Vozes: - Cala a boca, cala a boca!

O Orador: - Foi um provocador que falou ou foi um Deputado?

Posto isto, repito, de outro modo, a interrogação feita há pouco: Assume, apesar de tudo, o PPD, a sua aparente condição de partido social-democrata, empenhado na via socialista, ocupando, assim, pelo menos um espaço teórico no processo português, ou remete-se, pelo contrário, a um papel de antiqualquer coisa, antitudo, procurando, paralelamente, lançar mão de fatiota que lhe não pertence, porque encomendada e vestida por quem foi mais lesto e hábil, tornando-se desta forma inevitavelmente um CDS de 2.ª grandeza?

Aplausos.

É necessário que o popular partido democrático dê a conhecer aos que se preparam para eleger os seus mandatários a máscara que vai afivelar, não obstante ter já passado o Carnaval e ser tempo de reflexão porque é Quaresma.

Burburinho.