A Assembleia concede efectivamente ao Presidente a possibilidade de prolongar por mais alguns minutos este período. Se porventura eu não sentir ou pressentir da parte da Assembleia qualquer oposição, eu prolongarei por mais cinco minutos esses pedidos de esclarecimentos.

Pausa.

Tem a palavra o Sr. Deputado Pedro Roseta.

O Sr. Afonso do Carmo (PS): - Vai falar a reacção.

O Sr. Pedro Roseta (PPD): - Três perguntas muito breves para não excitar muito a bancada do Partido Socialista...

...que, ao que parece, não gosta nem sequer de ser interrogada sobre as grandes verdades.

Gargalhadas.

Em primeiro lugar, eu gostaria de perguntar ao Sr. Deputado que falou se sabe ou não o que é o socialismo democrático europeu hoje, se sabe quais são os seus valores, muito bem expostos, aliás, em entrevistas dos dirigentes do Partido Trabalhista Norueguês publicadas no jornal A Luta, que é tido como voz oficiosa do seu Partido ...

Burburinho na Sala.

...ou se confunde esses valores e o socialismo democrático com o dogma marxista, que os partidos sociais-democratas europeus repudiam há muito, e que, pelo contrário, o Partido Socialista mantém, segundo o qual o socialismo é a apropriação colectiva de todos os meios de produção.

Uma voz: - Muito bem!

O Orador: - Segunda pergunta: gostaria de saber se o Sr. Deputado sabe que já o imperador romano Vespasiano dizia há 1900 anos ...

Gargalhadas.

...que «o dinheiro não tem cheiro» ...

Gargalhadas.

...e se sabe que, ao que parece, o Partido Socialista quer confirmar esta afirmação ...

Gargalhadas.

...a menos que me explique como é que, se, como afirmou, o dinheiro das sociais-democracias na passa de «mais-valias arrancadas a outros povos», o Partido Socialista dele beneficia.

Vozes: - Muito bem!

Aplausos do PPD.

Gargalhadas.

Manifestações diversas.

Vozes: - Muito bem!

O Orador. - Será que o Partido Socialista diz umas coisas lá fora, ao público e até aos seus militantes, e vota outras coisas diferentes aqui?

Aplausos do PPD.

Uma voz: - Isso é caciquismo.

O Sr. Carlos Lage (PS): - Se o cretinismo pagasse imposto, o Orçamento Geral do Estado teria superavit ...

Grande burburinho.

O Sr. Presidente: - A Sr.ª Deputada Helena Roseta, tenha a bondade.

Burburinho.

Eu chamo a atenção dos Srs. Deputados. Tenha a bondade, minha senhora.

A agitação prossegue.

A Sr.ª Helena Roseta (PPD): - Srs. Deputados. Sr. Presidente: Tenho verificado que, nesta Câmara, o Partido Popular Democrático é atacado, simultaneamente, por duas coisas opostas e contraditórias.

Assim, para os Deputados do Partido Socialista, a social-democracia que o PPD defende não passa da cara lavada do capitalismo. Ou poderia citar expressões mais fortes como, por exemplo, antecâmara do fascismo.

Vozes: - E é! E é!

A Oradora: - Constato que é esta a vossa opinião. Ainda bem que a confirmaram.

Vozes: - Ainda bem ...

Burburinho.