esta designação; em segundo lugar; congratular-me por se ter conhecido um tão amplo consenso e por ter sido o meu grupo parlamentar a levantar o problema de uma designação que foi possível enfim melhorar; em terceiro lugar recordar aqui, assim e publicamente, que a designação deste órgão como Assembleia da República é de certa maneira a reentrada nesta Sala de todos aqueles que desde o dia 28 de Maio de 1926, sob a violência e sob a força das armas do Governo eleito pelo povo português, a abandonaram e nunca mais voltaram aqui a entrar.

É, de certa maneira, o regresso a esta Casa de Afonso Costa; é, de certa maneira, o regresso a esta Casa de António José de Almeida e António Sérgio; é, de certa maneira, o regresso a esta Casa do último Presidente da República Portuguesa, o último chefe do Governo, António Maria da Silva e Bernardino Machado; é, de certa maneira, o regresso a esta Casa de todos os homens da República que pelos caminhos do exílio tanto se sacrificaram e tanto sofreram e tanto lutaram pela liberdade do povo português.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - É a entrada nesta Casa novamente da sopro da liberdade e do livre pensamento a que esteve tanto tempo alheia; é, em verdade, a restituição do Palácio de S. Bento à sua verdadeira função de Assembleia dos mais altos representantes da Nação e é, também, e sé permitem a entrada aqui dentro de todo um cortejo de sombras, de todos os nossos companheiros que ao longo desta luta morreram e que não puderam aqui estar connosco.

É também a vitória e a entrada aqui dos homens da resistência de Carlos Cal Brandão e José Dias Coelho, que durante a longa noite fascista foram capazes de lutar pela liberdade.

Aplausos.

O Orador: - É também ... a entrada nesta Casa dos revolucionários do 3 de Fevereiro e do 7 de Fevereiro e dos revoltosos da Marinha Grande.

E se permitem, correspondendo a um apelo do nosso Presidente, Srs. Deputados, meus camaradas:

Viva a República!

Vozes: - Viva!

Aplausos prolongados.

O Sr. Presidente: - Meus senhores, parece-me que depois deste acto emocional não levariam a mal ao Presidente que encerrasse a sessão, porque não vamos agora descer a meia dúzia de minúcias.

Considero comovidamente encerrada esta sessão.

Amanhã às 15 horas.

Eram 19 horas e 55 minutos.

Proposta apresentada na Mesa, relativa à denominação da futura Assembleia:

Proposta

Srs. Deputados que entraram durante a sessão:

Diamantino de Oliveira Ferreira.

CDS

António Francisco de Almeida.

Basílio Adolfo Mendonça Horta da Franca.

Francisco Luís de Sá Malheiro.

Francisco Manuel Lopes Vieira de Oliveira Dias.

Vítor António Augusto Nunes Sá Machado.

MDP/CDE

Álvaro Ribeiro Monteiro.

Ilídio Ribeiro Covêlo Sardoeira.

Orlando José de Campos Marques Pinto.

PCP

PPD

António Coutinho Monteiro de Freitas.

António Júlio Simões de Aguiar.

Eduardo José Vieira.

José Angelo Ferreira Correia.

José Augusto de Almeida Oliveira Baptista.

José Theodoro de Jesus da Silva.

Alfredo Joaquim da Silva Morgado.

Carlos Alberto da Mota Pinto.