O Orador. - A argumentação usada pelos dirigentes do PPD contra a presença da Internacional Socialista em Portugal foi a mesma utilizada em 1969 por Marcelo Caetano para expulsar essa mesma Internacional Socialista.

Uma voz: - É o patrão deles.

Outra voz: - É o vosso padrinho.

Aplausos.

O Orador: - Fazemos votos para que o Dr. Sá Carneiro, se algum dia, coisa de que duvido, for Primeiro-Ministro de Portugal, permita reuniões da Internacional Socialista neste país e não proceda a exemplo de Marcelo Caetano.

Uma voz: - Muito bem!

Aplausos.

Aplausos.

Manifestações várias.

O Sr. Moura Guedes (PPD): - A nova ANP: o partido único.

O Orador. - De resto, Srs. Deputados, o Partido Popular Democrático, tem uma visão turística da social-democracia ...

... porque aquilo que o Partido Popular Democrático elogia e admira nas sociais-democracias não é a política distributiva feita pelos governos sociais-Demacratas dos respectivos países; é, sim, a política expansionista levada a cabo nesses países em benefício dos grupos capitalistas pelos partidos conservadores, liberais ou democratas-cristãos.

Vozes: - Muito bem!

Aplausos.

O Orador: - E a crítica, o combate feito pelo Partido, Popular Democrático ao Partido Socialista processa-se exactamente nos mesmos moldes do combate feito pelos partidos conservadores e democratas cristãos aos partidos sociais-democratas na Europa do Norte.

Uma voz: - São vocês os democratas?

Outra voz: - Só de há pouco tempo ...

O Orador: - A política do Partido Popular Democrático é uma política, extremamente ambígua.

Manifestações diversas.

Condenando a inspiração marxista do Partido Socialista, o PPD omite a passagem do seu programa em que reivindica as análises económicas e sociológicas do marxismo.

Uma voz: - O melhor de todos ...

O Orador: - Esquece a aliança que faz com os marxistas-leninistas do Partido Comunista de Portugal.

Burburinho.

Aplausos.

Manifestações várias.

Mais ainda, o Dr. Sá Carneiro, tornando-se o campeão do antimarxismo em Portugal, não se inibe de ir ao Instituto de Altos Estudos Militares expender considerações sobre a natureza das forças armadas, que denotam um claro primarismo marxista.

O Partido Popular Democrático transforma-se hoje no campeão do combate contra a Reforma Agrária e contra qualquer reforma agrária, esquece que nenhum Ministro socialista subscreveu a lei das expropriações e que essa lei se encontra claramente assinada pelo Ministro Magalhães Mota.

Manifestações várias.

Aplausos.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado: Queria informá-lo que tem mais dois minutos para concluir a sua intervenção.

Uma voz: - Deixe-o falar ...

O Orador: - O Partido Popular Democrático, que tão alto fala hoje na independência nacional, temia vantagem em falar mais na unidade nacional do que propriamente na independência nacional. E era bom que o fizesse na Madeira e também nos Açores, porque nós ficaríamos com uma visão mais clara sobre a concepção desse partido acerca da autêntica independência nacional.

Uma voz: - Apoiado!

Aplausos.

O Orador: - O Partido Popular Democrático, à semelhança do que fizeram outras forças políticas em outras circunstâncias, bajula hoje as forças armadas.

Uma voz.- O PS não?! ...

O Orador: - Mas não se coíbe de as dividir ao lançar eleitoralisticamente nomes de figuras militares