se sacrificaram em defesa da liberdade e da justiça, sem poderem viver este instante tão longamente sonhado. O seu exemplo inspirará os democratas portugueses, que desejam um futuro melhor para o nosso povo.

Os Deputados da Assembleia Constituinte.

Aplausos de pé.

O Sr. Presidente: - A moção foi aprovada por aclamação.

O Sr. Secretário (António Arnaut):

Moção

Os Deputados da Assembleia Constituinte, no termo do seu mandato, saúdam e prestam homenagem pública ao alto sentido cívico, à isenção partidária, ao sentimento político e ao esforço permanente do seu Presidente, Prof. Doutor Henrique de Barros, no desempenho da sua difícil tarefa de dirigir esta Assembleia, no cumprimento da sua missão histórica.

Nesta homenagem, envolvem a expressão do seu profundo respeito, no reconhecimento vivo pelo passado exemplar de combatente antifascista do Sr. Professor Henrique de Barros, na admiração da integridade do seu carácter, da estatura da sua inteligência e da grandeza da sua vida de cidadão.

Os Deputados da Assembleia Constituinte.

Aplausos prolongados e vibrantes de pé.

O Sr. Presidente: - Pois, Srs. Deputados, não venho preparado para fazer nenhum discurso, mas quereria, muito emocionado, agradecer esta moção e sobretudo os termos em que ela está elaborada, que calaram fundo no meu coração. Tenho a certeza de ter feito o melhor que sabia, o melhor que podia. Estou muito longe de estar convencido de que fiz tudo o que devia ser feito, mas isso será atribuído a incapacidades que não consegui vencer. Tenho a certeza de que fiz realmente o melhor que podia e que, de facto, como a moção acentua, me esforcei, e julgo ter conseguido, por me colocar numa perspectiva suprapartidária, que me serviu na orientação fundamental em toda a minha actuação como Presidente.

Estou gratíssimo pela vossa manifestação, que me sensibiliza, e guardarei destes dez meses uma recordação inesquecível - não durará muito tempo porque já estou quase com 72 anos, mas durará aquilo que puder durar, que a vida me deixar.

Muito obrigado a todos.

Aplausos prolongados, de pé.

O Sr. Secretário Coelho de Sousa.

O Sr. Secretário (Coelho de Sousa):

Moção

Chegados ao termo dos trabalhos da Assembleia Constituinte, numa derradeira apreciação da forma elevada como aqueles se desenvolveram e estando já devidamente exaltada a nobilíssima acção do Sr. Presidente;

Considerando a eficiência do labor desenvolvido por quantos integraram a Mesa da Assembleia;

Considerando o importante papel que tiveram nos resultados alcançados;

A Assembleia Constituinte, reunida em 1 de Abril de 1976, delibera:

Registar um voto de louvor que exprimia a sua admiração e o seu reconhecimento:

Aos Srs. Vice-Presidentes, que com notável isenção, na substituição do Sr. Presidente, exerceram a sua delicada missão;

Aos Srs. Secretários, que com a maior proficiência e escrúpulo secundaram a acção daqueles;

Aos Srs. Vice-Secretários, que, no desempenho da sua função, capricharam sempre em manter uma conduta impecável, digna de toda a simpatia desta Câmara..

Os Deputados da Assembleia Constituinte.

Aplausos prolongados, de pé.

Moção

Considerando a importância da missão atribuída à Comissão Nacional Instaladora da Assembleia Constituinte;

Considerando a elevada dedicação com que esta Comissão desempenhou as suas funções:

Os Deputados da Assembleia Constituinte prestam a sua homenagem à Comissão Nacional Instaladora, com realce para o seu Presidente, pela forma como preparou as condições de trabalho que tornaram possível o bom funcionamento, desta, Assembleia.

Os Deputados da Assembleia Constituinte.

Aplausos prolongados, de pé.

O Sr. Presidente: - O Sr. Secretário Maia Nunes de Almeida.

O Sr. Secretário (Maia Nunes de Almeida):

Moção

Terminada a elaboração da Constituição, seria injusto esquecer os trabalhadores desta Câmara, que, em circunstâncias tantas vezes díficeis, nos dispensaram a sua preciosa, abnegada e indispensável colaboração.

Por isso a Assembleia Constituinte lhes manifesta publicamente o seu louvor e apreço.

Os Deputados da Assembleia Constituinte.

Aplausos prolongados, de pé.

Moção

À Comissão do Movimento dais Forças Armadas:

Considerando que a Comissão do M. F. A. sempre acompanhou os trabalhos da Constituinte com uma assiduidade digna de nota;