O Sr. Sousa Pereira (MDP/CDE): - Sr. Presidente: queria chamar a atenção para o facto de que, antes desta última intervenção, tinha chegado à Mesa uma inscrição minha, acompanhada de duas propostas.

O Sr. Presidente: - A proposta do Sr. Deputado Sousa Pereira, do MDP/CDE, tinha chegado efectivamente à Mesa, como acaba de ser dito.

Gostaria, no entanto, de perguntar se esta proposta é para ser votada imediatamente.

O Sr.- Sousa Pereira: - É sim, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Portanto, há uma proposta no sentido de adiamento para amanhã, e por apresentação de listas, para a qual se pede a votação imediata Vou pedir ao Sr. Secretário o favor de a ler.

consciência afinada pelos interesses maiores da Pátria e do povo de Portugal». Nesse sentido, e tendo em vista esta composição e o teor desta Assembleia - defender efectivamente uma unidade de interesses para conseguir uma Constituição que seja ela própria revolucionária e que permita que, efectivamente, as conquistas revolucionárias do povo português sejam nelas contidas e até, por esse texto desta Constituição, dinamizadas, nós propomos nova constituição de Mesa que é apresentada sob a forma de duas propostas que já deram entrada na Mesa e que eu passarei a ler:

Considerando que, para conduzirmos com maior eficiência e justeza os trabalhos desta Assembleia, haverá que minimizar os «interesses partidários» como sublinhou correctamente o Sr. Presidente da .República na sessão inaugural e considerando que «todos os deputados, seja qual for o partido a que pertençam, não deverão sentir-se nem privilegiados nem desfavorecidos» como declarou o Prof. Henrique de Barros na mesma sessão inaugural:

Propomos que:

A Mesa integre representantes de todos os partidas com assento na Assembleia Constituinte. A composição da Mesa será de 7 elementos: 1 presidente; 2 vice-presidentes; 2 secretários e 2 secretários substitutos.

2. A eleição do presidente será feita em primeiro lugar e por voto de todos os deputados presentes.

3. Será votada seguidamente a distribuição partidária dos restantes cargos, os quais serão preenchidos por indicação do respectivo partido.

O Sr. Presidente: - Efectivamente, estas propostas tinham sido apresentadas na Mesa anteriormente à proposta do Sr. Deputado Mota Pinto no sentido do adiamento da discussão. Elas não foram ainda postas, como verificaram, à admissão, porque não quis impedir o Sr. Deputado de ser ele próprio a proceder à leitura da sua proposta. A Assembleia tem agora de, decidir, depois de verificar se admite ou não as propostas, se toma desde já quaisquer resoluções ou se adia a resolução para amanhã. Há, portanto, três propostas na Mesa, duas apresentadas pelo Sr. Deputado Sousa Pereira e uma formulada pelo Sr. Deputado Mota Pinto.

Vamos, em primeiro lugar, discutir a admissão destas propostas.

A primeira é aquela que se refere à representação de todos os Partidos.

Vamos ler a primeira proposta e pô-la à admissão.

Foi lida.

O Sr. Presidente: - A proposta está posta à admissão.

Pausa.

Posta à votação, a proposta foi admitida.

O Sr. Presidente: - Vamos agora ler a segunda proposta do Sr. Deputado Sousa Pereira.

Posta à votação, a proposta foi admitida.

O Sr. Presidente: - A terceira proposta é, tal como vem, com «30 minutos» ou com emenda de adiamento?

O Sr. Mota Pinto: - Com a emenda de adiamento para amanhã.

Posta à votação, a proposta foi admitida.

O Sr. Presidente: - Temos três propostas admitidas que podemos votar ou discutir, conforme quisermos.

O Sr. Lopes Cardoso: - Sr. Presidente, dá-me licença? Eu pedia a palavra, se mo consentisse, para um requerimento oral.

O requerimento é o seguinte:

Que se passe à votação da proposta apresentada pelo Sr. Deputado Mota Pinto, na medida em que a sua aprovação pela maioria dos colegas deputados remeterá automaticamente para amanhã a discussão das outras duas propostas já admitidas.