correcção de alguma maneira lhe interesse, o favor de as assinalarem para serem corrigidas.

Deu-se conta do seguinte::

Da Comissão Política do PPD, de Vila do Conde, saudando os Srs. Deputados.

Do Sr. Armando Adão e Silva, saudando os Srs. Deputados.

Do Sr. Tenente-Coronel Costa Brás, antigo ministro da Administração Interna, manifestando satisfação pela abertura da Assembleia Constituinte.

Exposições

Do Partido Unido para a Independência de Goa, Damão e Diu (PUIGDD), solicitando a revisão do processo de descolonização de Goa, Damão e Diu, com a presença de representantes daquele partido.

O Sr. Presidente: - Vai passar-se à ordem do dia: Eleição da Mesa da Assembleia Constituinte.

Pausa.

Em relação a este assunto, entrou na Mesa unia proposta dos Srs. Deputados Vítor Sá Machado e Basílio Horta, havendo também um pedido de palavra do Sr. Deputado Lopes Cardoso, para apresentar igualmente uma proposta.

Se não há qualquer oposição, eu pediria ao Sr. Deputado Lopes Cardoso o favor de apresentar a sua proposta, sem ,prejuízo, evidentemente, da prioridade da que entrou primeiro.

Tem a palavra o Sr. Deputado Lopes Cardoso.

O Sr. Lopes Cardoso (PS): - Se o Sr. Presidente me dá licença, eu apresentaria a proposta, e apresentá-la-ia em nome dos Grupos Parlamentares do Partido Comunista Português, do Partido Popular Democrático e do Partido Socialista, uma vez que esta proposta é subscrita por estes três grupos parlamentares:

Proposta. Temos a honra de propor que a Mesa da Assembleia tenha a seguinte composição: 1 presidente, 3 vice-presidentes, 3 secretários e 2 vice-secretários.

2. Propomos ainda para presidente o deputado do Partido Socialista Henrique Teixeira Queirós de Barros; para vice-presidentes, os deputados a seguir indicados por ordem alfabética: Francisco Pinto Balsemão (PPD), José Tavares Magro (PCP) e Vasco da Gama Fernandes (PS); para secretários, os deputados igualmente indicados por ordem alfabética: António Arnaut (PS), Carlos Coelho de Sousa (,,PPD) e José Manuel Maria Nunes de Almeida ('PCP), e para vice-secretários, sempre por ordem alfabética, os deputados Alfredo Fernando de Carvalho (PS) e Sebastião Dias Marques (PPD). Mais propomos que a votação tenha lugar por escrutínio secreto referente a uma lista conjunta correspondente aos nomes atrás indicados.

O Orador: - Como eu disse, ao anunciar a minha intervenção, esta proposta é subscrita pelos Grupos Parlamentares do PS, do PPD e do PCP.

O Sr. Presidente: - Temos, portanto, duas propostas na Mesa, que vamos submeter primeiro à admissão e depois à apreciação, pela ordem com que entraram.

Vou mandar ler a primeira proposta, que não foi ainda lida.

Foi lida. É a seguinte:

Proposta

2.º Que a eleição seja feita na base das listas nominais.

3.º Que a eleição do presidente da Assembleia Constituinte seja efectuada separadamente.

O Sr. Presidente: - Se alguém deseja usar da palavra sobre a proposta, ser-lhe-á concedida.

Pausa.

Visto ninguém pedir a palavra, vamos então pô-la a votação.

Submetida a votação, foi rejeitada por maioria.

O Sr. Presidente: - Como a proposta apresentada pelo deputado Lopes Cardoso, em nome de três Grupos Parlamentares (PPD, PS e PCP) contém uma relação de nomes, eu pedi aos serviços da Assembleia para a imprimirem, operação que se faz rapidamente. De maneira que interromperia a sessão por um período curto de 10 minutos, para confecção das listas, após o que procederíamos à votação.

Pausa.