O Sr. Basílio Horta (CDS): - Sr. Presidente: Nós também pensamos que as duas propostas não são incompatíveis. É que uma visa a regulamentação da parte final da alínea a) e a outra visa o seu corpo.

Na nossa proposta, na parte final da alínea a), fizemos uma alínea separada, e em relação ao corpo da alínea a) é que diz respeito a nossa proposta.

(O orador não reviu.)

O Sr. Presidente: - Alguém tem mais alguma coisa a apresentar sobre este ponto?

Pausa.

Posso considerar encerrado o debate?

Pausa.

Peço desculpa, Sr. Deputado Aquilino Ribeiro. Tem a bondade.

O Sr. Aquilino Ribeiro (PS): - Sr. Presidente: Para esclarecimento da proposta elaborada pelo CDS pedia à Mesa o favor de ler a nossa proposta para a alínea b), que, de certo modo, contempla esse mesmo princípio, mas enquadrado dentro de um conceito mais geral, que me parece responder melhor aos objectivos visados.

O Sr. Presidente: - Com certeza.

Vai proceder-se à leitura.

Foi lida. É a seguinte:

Proposta dá substituição

b) Criar e desenvolver reservas e parques naturais e de recreio e ainda classificar e proteger paisagens e sítios de molde a garantir a conservação da natureza e a preservação de valores culturais de interesse histórico, artístico ou arquitectónico, com vista à melhoria das condições de vida, aprazimento e valorização das populações.

O Sr. Presidente: - Alguém mais quer pronunciar-se sobre este ponto?

A Mesa considera que não há incompatibilidade.

Continua em discussão a proposta do CDS.

Pausa.

Tem V. Ex.ª a palavra, Sr. Deputado José Luís Nunes.

O Sr. José Luís Nunes (PS): - Não temos aqui a fotocópia da proposta do CDS; portanto, com o risco de abusar da paciência da Mesa, pedíamos que fosse feita uma segunda leitura, para nos pronunciarmos.

O Sr. Presidente: - A Mesa tem uma paciência ilimitadíssima. Quanto a esse ponto pode ficar o Sr. Deputado descansado.

Vamos proceder à leitura da proposta.

Foi lida de novo.

O Sr. Presidente: - Mantém a proposta o CDS?

O Sr. Basílio Horta (CDS)4- Com efeito, a proposta lida contempla exactamente a nossa proposta. Portanto, nós não temos problema em a retirar, embora entendamos que a redacção é um pouco extensa, mas isso é outro aspecto.

O Sr. Presidente: - Está, portanto, retirada a proposta.

Alguém pediu a palavra?

Pausa.

Vamos então à discussão da proposta de substituição do Partido Socialista.

Vamos proceder à leitura.

Foi lida de novo.

O Sr. Presidente: - Está em discussão.

Os Srs. Deputados que desejam usar da palavra tenham a bondade.

O Sr. Aquilino Ribeiro (PS):- Sr. Presidente: Com esta proposta houve o cuidado de explicitar, chamando para alínea a) - das acções que o Estado poderá desenvolver para garantir o direito ao ambiente - um dos pontos mais cruciais e mais candentes da deterioração desse mesmo ambiente, que é a poluição e a erosão. Nós entendemos que o ponto em causa merece um tratamento privilegiado na medida em que corresponde, neste momento, a uma das causas mais notórias da degradação do ambiente, nomeadamente do ambiente urbano. E, como tal, propomos que se adoptem medidas para evitar e controlar a poluição e os seus efeitos, entendendo a poluição quer a urbana, quer a dos perímetros industriais. No tocante à ordenação do espaço territorial, de forma a construir paisagens biologicamente equilibradas, contemplamos a preocupação há pouco enunciada pela Deputada do PPD, dentro do limite que, na altura, indicámos na nossa declaração de voto.

(O orador não reviu.)

O Sr. Presidente: - Continua o debate.

Pausa.

Se ninguém pede a palavra, vai votar-se.

Vamos antes proceder a nova leitura para relembrar.

Foi lida de novo.

Submetida à votação, foi aprovada, com 19 abstenções.

O Sr. Presidente: - Vamos proceder à discussão da alínea b). Antes, porém, há uma declaração de voto.

Tenha a bondade, Sr.ª Deputada Helena Roseta.

A Sr.ª Maria Helena Roseta (PPD): - É só para dizer que o Grupo Parlamentar do PPD votou a favor desta proposta, em primeiro lugar, porque concorda-