mos com o fundo da mesma; em segundo lugar, porque, não tendo sido aprovada a nossa proposta de aditamento em relação ao corpo do artigo, aparece nesta alínea, proposta pelo Partido Socialista, a ideia de reordenamento do espaço territorial. Como essa ideia nos parece fundamental, embora não esteja no corpo do artigo, não podíamos deixar, de maneira nenhuma, de aprovar esta proposta: a proposta da Comissão não contempla este ponto e, caso esta proposta não fosse aprovada no hemiciclo, ficaríamos com um texto mais pobre.

O Sr. Presidente: - Mais declarações de voto?

Pausa.

Vamos então proceder à leitura da alínea b).

Foi lida de novo.

O Sr. Presidente: - Está em discussão. Aliás, há propostas. Peço desculpa.

O Sr. Secretário (Alfredo de Carvalho): - Existe uma proposta de substituição do Partido Socialista, subscrita pelo Deputado Aquilino Ribeiro Machado.

Foi lida de novo.

O Sr. Presidente: - Está em discussão.

Pausa.

Se ninguém pede a palavra, vai votar-se.

Submetida à votação, foi aprovada por unanimidade.

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se à leitura da alínea c).

Foi lida de novo.

O Sr. Presidente: - Há duas propostas. Vamos ler a primeira.

O Sr. Secretário (Maia Nunes de Almeida): A primeira proposta é uma proposta de emenda, do Deputado Aquilino Ribeiro Machado, do Partido Socialista.

Proposta de emenda Promover o racional aproveitamento dos recursos naturais, visando manter a estabilidade ecológica e a capacidade de renovação dos recursos naturais.

Existe também uma proposta de aditamento, do Partido do Centro Democrático Social, assinada pelos Deputados Basílio Horta e Maria José Sampaio, com a seguinte redacção:

Criar, desenvolver e defender ...

O Sr. Presidente: - Um momento.

O Sr. Deputado está a fazer um sinal, vai desistir da proposta? Não? Então é para pedir a palavra?

O Sr. Basílio Horta (CDS): - Peço desculpa, Sr. Presidente. Não é uma proposta de aditamento, mas proposta de uma nova alínea, que seria a alínea c), passando a alínea c) a alínea d).

O Sr. Presidente: - Vamos então rectificar.

Os Srs. Secretários é que seriam as propostas, de modo que não sei ...

Pausa.

Sr. Deputado Basílio Horta, agradecia-lhe muito que esclarecesse um pouco melhor, porque o secretário está um pouco confuso.

O Sr. Basílio Horta (CDS): - Sr. Presidente: A ideia exactamente era a seguinte: Antes da apresentação da proposta do Partido Socialista ...

O Sr. Presidente: - Talvez o Sr. Secretário pudesse pôr a dúvida que tem para o Sr. Deputado fazer o favor de esclarecer.

O Sr. Secretário (Maia Nunes de Almeida): O que a Mesa não percebe é realmente a que alínea se refere este aditamento, qual é o texto que antecede este aditamento.

O Sr. Basílio Horta (CDS): - Este aditamento é realmente para substituir a alínea c). Alíneas a) e b) e a seguir viria esta alínea. A actual alínea c) passaria a alínea d) e depois nós tínhamos proposto uma nova alínea, que seria a alínea e).

O Sr. Presidente: - Em qualquer dos casos, vamos votar primeiro a proposta do Partido Socialista e depois votaríamos a última.

Continua o debate. Ninguém pede a palavra?

Vai proceder-se à leitura para relembrar.

O Sr. Secretário (Maia Nunes de Almeida):Está em discussão a única proposta sobre esta alínea, que é do Deputado Aquilino Ribeiro Machado do Partido Socialista e com o seguinte texto.

Foi lida de novo.

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se à votação.

Submetida à votação, foi aprovada por unanimidade.

O Sr. Presidente: - Vamos então agora à proposta do CDS.

O Sr. Secretário (Maia Nunes de Almeida):Sr. Deputado Basílio Horta, queira desculpar.

Tem agora aqui uma proposta de aditamento também de uma alínea e), que seria a proposta que veio agora.

O Sr. Basílio Horta (CDS): - Eu posso dizer o seguinte, em relação a nossa proposta de aditamento da alínea e): essa está prejudicada pela redacção que foi aprovada para a alínea a). Desde já é retirada e esta é que me parece que não estará prejudicada.

O Sr. Presidente: - Por isso estará em discussão uma proposta de aditamento para uma nova alínea. Eis, portanto, o que está em discussão. Vai ser lido para melhor esclarecimento dos Srs. Deputados.