Partido Comunista e sabe que nela está o mais grave perigo que hoje ameaça a democracia em Portugal, ...

Vozes: - O PPD!

O Orador: - ... pela sua acção directa ou pelo reflexo diametralmente oposto, e igualmente totalitário, que pode suscitar.

Uma voz: - A PIDE diria o mesmo!

O Orador: - O rotundo declínio popular do Partido Comunista alimenta a sua decisão de empreender novos golpismos, ...

Vozes: - Saneamentos à esquerda ...

O Orador: - ... dirigidos a uma total desestabilização da vida política interna, à rejeição do grupo dos nove, apoiado por mais de 80 % das forças armadas portuguesas, ...

O Sr. Herculano de Carvalho (PCP): - É falso!

O Orador: - ... ao caos político-militar propiciador de uma ditadura, opressora da liberdade, da justiça e da independência nacional.

Entre muitas angústias e inquietações, entre muitas reflexões problemáticas que o povo português faz nestes dias sobre o comportamento do Partido Comunista, quero explicitar três perguntas que o povo formula a si próprio hoje mesmo.

Vozes: - O povo não, a burguesia.

O Orador: - O Partido Comunista está representado no VI Governo Provisório. Mas o PCP apoiou publicamente as várias manifestações dos SUV e as insubordinações do RASP e do CICAP, dirigidas a provocarem a queda do VI Governo.

Uma voz: - A saída do PPD!

O Orador: - Afinal o Partido Comunista apoia ou ataca o VI Governo Provisório?

Vozes: - Ataca, ataca.

Outras vozes: - Ataca é a burguesia e a reacção.

O Orador: - Ó Partido Comunista está representado no VI Governo Provisório.

Vozes: - Ataca a burguesia e os fascistas.

O Sr. Presidente: - Peço o favor de não interromperem o orador que está no uso da palavra. Tem a palavra o Sr. Deputado.

O Orador: - O Partido Comunista está representado no VI Governo Provisório. Mas o Partido Comunista destacou secções de militantes seus para a manifestação de apoio ao RPM, regimento em situação de insubordinação. Afinal o PC apoia ou ataca o VI Governo Provisório?

Vozes: - Ataca, ataca.

Outras vozes: - Ataca a burguesia.

O Orador: - O Partido Comunista está representado no VI Governo Provisório. Mas o Partido Comunista apoiou a contramanifestação agressora da manifestação pacífica com que o PPD no Porto apoiava o programa do actual Governo. Afinal o PC apoia ou ataca o VI Governo Provisório?

Vozes: - Ataca, ataca.

Outras vozes:- Ataca a burguesia.

O Orador: - Nada nem ninguém me impedirão de falar.

A Sr.ª Hermenegilda Pereira (PCP): - Não olhes para aqui, para aquele lado é que estão os apoios do Cupertino de Miranda. Aqui só há operários.

O Sr. Presidente: - Peço o favor de não interromperem.

O Orador: - A estas três perguntas que o povo português formula hoje mesmo ...

Vozes: - A burguesia.

O Orador: - ... acrescentará hoje à tarde com certeza uma quarta.

O orador do Partido Comunista que me antecedeu atacou frontalmente na sua intervenção a viabilidade do VI Governo Provisório. O Partido Comunista está representado no VI Governo. Afinal o PC ataca ou apoia o VI Governo Provisório?

Vozes: - Ataca, ataca!

Outras vozes: - Ataca a burguesia.

A Sr.ª Hermenegilda Pereira (PCP): - Fala para a direita. Ali é que está o capital!

O Orador: - Todos ouvimos estupefactos da bancada do Partido Comunista ser atacado o comandante da Região Militar do Norte. O ponto de vista expresso foi o de que o brigadeiro Veloso era fascista, contra-revolucionário e reaccionário. Esse ponto de vista é um ponto de vista personalizado. Foi o ponto de vista do orador comunista que me antecedeu. É talvez o ponto de vista do seu partido.

Vozes: - É.

O Orador: - Mas não é o ponto de vista da Nação Portuguesa que apoia os militares que honesta e angustiadamente querem criar as condições de ordem democrática propiciadoras de um regime de progresso, justiça e democracia.

Vozes: - Muito bem!

Aplausos.

O Orador: - É óbvio que o PC está dentro do VI Governo não para o apoiar, mas rara completar a