O Sr. Presidente: - Se o Sr. Deputado deseja responder a este pedido de esclarecimento, faça o favor.

O Sr. Guerreiro Norte (PPD): - A primeira pergunta do Sr. Deputado é se efectivamente os regentes agrícolas estavam ou não preparados para actuar na região do Algarve. É isto, não é?

O Sr. António Calado (PS): - Exacto.

O Sr. Guerreiro Norte (PPD): - Não sou técnico em agricultura, portanto não tenho quaisquer conhecimentos técnicos, mas a afirmação que fiz não é nem mais nem menos que a expressão actuante, a expressão viva da maioria dos agricultores do Algarve que têm dito isso há muito tempo e continuam a dizê-lo. Dizem precisamente que só no Algarve, que tem um clima absolutamente particular, uma escola com um campo experimental, portanto com o indivíduo lá, conhecendo as próprias condições climatéricas e até as próprias condições diferentes da terra, poderá efectivamente saber trabalhar a terra como se estivesse lá.

Agora a segunda pergunta é que não sei. Podia-se referir à segunda pergunta, se faz o favor.

O Sr. Presidente: - Segunda pergunta.

O Sr. António Calado (PS): - Se o Sr. Presidente me desse licença, eu faria somente uma pequena observação. Há uma frase muito antiga que diz: «Não vá o sapateiro além da chinela.» De maneira que, quando a gente diz que não é técnico e a seguir faz afirmações sobre os técnicos, normalmente está além da chinela.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado está a usar da palavra para um pedido de esclarecimento. Se faz favor, não vá além disso.

O Sr. António Calado (PS): -- Eu faço a outra pergunta de novo. Eu perguntei ao Sr. Deputado se não considera, da mesma forma, que acha também nesse caso uma preparação insuficiente no caso dos engenheiros agrónomos.

O Sr. Guerreiro Norte (PPD): - Ah! Mas com certeza, muito obrigado até pelo acrescento da sua observação, mas quis-me apenas referir aos regentes agrícolas, tanto mais que estava simplesmente a lembrar a criação de uma escola secundária para o Algarve, mas de algum modo eu quis-me referir especialmente aos regentes agrícolas. No entanto, a afirmação refere-se também aos engenheiros agrónomos.

(O orador não reviu.)

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Manuel Ramos.

O Sr. Manuel Ramos (PS): - Era um pedido de esclarecimento, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Mas só dois minutos.

O Sr. Manuel Ramos (PS): - É muito rápido. É só isto: saber se no Algarve há alguma Faculdade de Medicina e quem trata os doentes no Algarve.

Aplausos.

O Sr. Guerreiro Norte (PPD): - Tenho muito prazer em responder. Não há, efectivamente, nenhuma Faculdade de Medicina no Algarve, mas, de qualquer forma, como a criação das Faculdades de Medicina não são agora um problema urgente da nova sociedade que queremos construir, ...

... mas é, efectivamente, a reforma agrária, eu quis-me referir aqui especialmente à criação de uma escola secundária a que os algarvios têm todo o direito, e fundamentalmente referi aqui uma escola de preparação agrícola.

O Sr. Presidente: - Vamos entrar no período da ordem do dia.

O Sr. Carlos Bacelar (PPD): - Eu peço a palavra para apresentar um protesto.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Foi decidido aqui nesta Assembleia que as perguntas de esclarecimento seriam formuladas todas de uma só vez, ao mesmo tempo, e seria dada resposta depois seguidamente em conjunto a todas as perguntas. Esse critério não foi seguido neste momento nesta Assembleia.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado tem razão, a Mesa dá-lhe razão. Tratava-se do período de antes da ordem do dia e deu-se uma certa perturbação, mas tem inteira razão.

Eu lastimo não ter realmente cumprido uma decisão que foi tomada. Procurarei evitar que isso aconteça no futuro.

Vamos entrar no período da

Se bem me recordo, tínhamos terminado com a intervenção do Sr. Deputado Carlos Lage e admitiu-se que pudesse haver pedidos de esclarecimento. Portanto, eu pediria aos Srs. Deputados que desejassem apresentar pedidos de esclarecimento ao Sr. Deputado Carlos Lage o favor de se manifestarem.

Pausa.

O Sr. Deputado Alfredo de Sousa.

Pausa.

Um momentinho. Mais alguém?

Pausa.

Um momentinho só, Sr. Deputado, vamos abrir as inscrições primeiro. Mais alguém deseja pedir esclarecimentos ao Sr. Deputado Carlos Lage, de