E digo informações actualizadas porque alguns dos Deputados PS já em ocasiões anteriores tinham estado na Madeira em visitas turísticas ou de carácter profissional. É este, por exemplo, o meu próprio caso.
Vimos e ouvimos muita coisa. Falámos com trabalhadores do campo, do mar ou da cidade, estabelecemos diálogo com gente ligada ao turismo ou ao comércio, escutámos queixas e também palavras de esperança - enfim, podemos dizer que não perdemos o nosso tempo.
Juntamos o útil ao agradável. Em nenhum momento o turista que éramos esqueceu o Deputado que também somos.
Vozes: - Muito bem!
O Orador: - E todos teríamos trazido magnífica impressão do acolhimento que a Madeira nos proporcionou ao longo desses três dias se não fosse a traquinice malcriada e insolente dos meninos da Juventude Social-Democrática.
Vozes: - Muito bem!
Aplausos.
O Orador: - Com efeito, na própria hora de deixarem a terra madeirense, puderam os Deputados do Partido Socialista, não sem a maior surpresa e também sem a maior repulsa, ler num dos jornais da ilha - o Diário de Notícias- um lamentável comunicado daquela organização juvenil do PPD, vergonhoso e tristíssimo documento, que talvez melhor pudesse considerar-se como um vómito nauseabundo e repelente.
Vozes: - Muito bem!
Aplausos.
Uma voz: - É o costume...
Outra voz: - Tal pai, tal filho...
O Orador. - Integrou-se V. Ex.ª, Sr. Presidente, na embaixada do Partido Socialista que visitou a Madeira. Pois nem V. Ex.ª eles pouparam - irresponsáveis como são esse prometedores militantes do PPD juvenil madeirense.
Uma voz: - Os filhos saem ao pai...
Vozes: - Muito bem!
Aplausos.
O Orador: - ... que os rapazotes do PPD funchalense bem poderiam tomar como modelo de virtudes.
Vozes: - Muito bem!
O Orador- E ainda estarão a tempo ...
Só falta saber se o caminho da rectidão e do aprumo moral será aquele que melhor se concilia com o temperamento ou com a educação desse jovens aparentemente transviados.
Agitação na Assembleia.
O Sr. Barbosa Gonçalves (PPD): - O que é que faz a Juventude Socialista neste país?...
O Orador: - Ainda tenho mais coisas para ler, esperem até ao fim ... Esperem até ao fim. Não me atrapalho com pouco, fiquem com essa certeza ...
Burburinho na Assembleia.
O Sr. Presidente: - Peço atenção.
O Orador: - Sr. Presidente: Peço-lhe o favor de descontar o tempo das interrupções ...
O Sr. Presidente: - Peço atenção.
O Orador: - Eu estou à vontade ... estou à vontade.
Vozes de protesto.
O descaramento destes trastes!
Aplausos.