... a busca passada a pelo menos um dos nossos centros de trabalho e às instalações de dois sindicatos em Lisboa, e um do Porto, este sem a presença de nenhum elemento da direcção, podem prenunciar uma «caça às bruxas» que serviria a pleno os planos dos conspiradores fascistas.

Os grupos terroristas ELP e MDLP prosseguem a sua actividade impunemente e aproveitam-se das recentes convulsões pana se fortalecer.

Burburinho.

É nesta situação que o PCP apela para a unidade, sem qualquer discriminação.

Burburinho.

O Sr. Presidente: - Os Srs. Deputados por favor deixem o orador concluir.

O Orador: - É nesta situação que o PCP apela para a unidade, sem qualquer discriminação, sem reserva por filiações partidárias, de todas aqueles, civis e militares, que estejam dispostos a tudo fazer para conter e derrotar a ameaça do fascismo, salvar as liberdades e as conquistas fundamentais da Revolução, para participarem decidida e empenhadamente na busca de uma saída política para a crise, com a supressão dos critérios repressivos e a recuperação de todas as forças válidas para o processo revolucionário.

Muito obrigado.

Aplausos.

O Sr. Presidente: - Peço atenção. Pediu a palavra, penso que para pedir esclarecimentos, o Sr. Deputado Sottomayor Cardia, assim como o Sr. Deputado Moura Guedes.

O Sr. Sottomayor Cardia (PS): - Sr. Presidente: Eu desejava perguntar ao Sr. Deputado Carlos Brito se o Partido Comunista repudia ou não a insurreição daquilo a que esse mesmo Partido Comunista chama de militares de esquerda.

Queria, em segundo lugar, perguntar ao Sr. Deputado Carlos Brito se o Partido Comunista Português está disposto a apoiar o VI Governo Provisório e a deixar de o combater.

O Sr. Presidente: - Ora, dentro do nosso Regimento, vamos primeiro ouvir as perguntas dos diversos Deputados que queiram pedir esclarecimentos.

O Sr. Deputado Moura Guedes.

O Sr. Moura Guedes (PPD): - Os pedidos de esclarecimento que eu queria formular eram exactamente os dois que acabam de ser formulados pelo Sr. Deputado Sottomayor Cardia.

Vozes (em uníssono): - Ah!

O Sr. Avelino Gonçalves (PCP): - É absolutamente natural ... Por isso é que se fala na reacção do PS e não do PS.

O Sr. Presidente - O Sr. Deputado Manuel Ramos também para pedir esclarecimentos.

O Sr. Manuel Ramos (PS): - O Sr. Deputado Carlos Brito referiu-se à nomeação de reaccionários para postos de comando. Eu pergunto se ele pode dizer a quem concretamente se refere, eu repito, concretamente?

O Sr. Presidente: - Mais alguém deseja pedir esclarecimentos ao Sr. Deputado Carlos Brito?

Tem a palavra o Sr. Deputado Artur Cortez.

O Sr. Artur Cortez (PS): - Ora, eu queria simplesmente perguntar ao Sr. Deputado Carlos Brito se quando ele se refere aos militares progressistas, se está a referir também aos oficiais da PM que conduziram os processos de tortura dentro deste regimento?

O Sr. Presidente: -Mais alguém deseja pedir esclarecimentos?

Pausa

Terminámos a inscrição pára pedir esclarecimentos. Se o Sr. Deputado Carlos Brito quiser responder, tem a palavra.

O Sr. Carlos Brito (PCP): - Respondendo primeiro ao Deputado Sottomayor Cardia sobre a fórmula que ele utiliza: creio que é «se repudiamos». Esta prática do repúdio, creio que, o Sr. Sottomayor Cardia sabe isto, era um convite que era geralmente feito pela PIDE aos presos políticos ...

Grandes manifestações na Sala.

O Sr. Presidente: - Peço o favor de deixarem o orador responder às perguntas que lhe foram feitas da maneira como ele, evidentemente, entender.

O Orador: - Pois, quanto à, expressão «repúdio» que o Dr. Sottomayor Cardia utilizou agora, e suponho que já não pela primeira vez, já a teria utilizado há dias na entrevista que deu à imprensa, a minha resposta é essa. O termo « repúdio», quanto a nós, tem essa forte significação e essa forte ressonância.

Vozes de protesto impossíveis de registar.

O Sr. Presidente: - Os Srs. Deputados podem formular as perguntas que quiserem e terão de ouvir a resposta que o interpelado entender dar.

O Orador: - Posso continuar, Sr. Presidente?

O Sr. Presidente: - Faça favor.

O Orador: - Quanto aos acontecimentos, na declaração que acabo de ler está a nossa apreciação, aliás contida já nos documentos do meu Partido,