Olimpismo
Colóquio com Rui Oliveira
em golpes palacianos"
"Apresentei a minha demissão e vou levá-la até ao fim." Esta declaração de Luís Duque, proferida ontem de manhã, em San Sebastian, é sintomática e reflecte o estado de espírito, as convicções e os propósitos do (ainda) presidente da Sporting, SAD, que se prepara para assumir amanhã, em conferência de imprensa - por altura da apresentação de Sá Pinto -, a ruptura com um projecto "desvirtuado" pela ascensão de Dias da Cunha à presidência do clube. Duque propõe o cenário de eleições, já, conforme anteontem deu conta a Miguel Galvão Teles, presidente da Assembleia Geral do Sporting.
Ao fim do dia de ontem, antes de regressar a Lisboa, Luís Duque, em declarações a O JOGO, reiterou as suas intenções: "Vou assumir publicamente uma posição, o mais tardar até quinta-feira [amanhã]. Fui eleito como vice-presidente do clube e respondo pelas minhas responsabilidades. A minha lealdade é para com os sócios."
Relativamente às recentes declarações de Dias da Cunha, que qualificou o líder da SAD como um elemento "indispensável" na estrutura do clube, Luís Duque teceu um comentário curto, mas muito significativo. "Dispenso folclore." Não restam dúvidas de que Duque não está disponível para coabitar com o eleito de José Roquette para ocupar a presidência do Sporting.
Luís Duque não se revê na alternativa desenhada por Roquette e, como tal, só lhe resta uma saída: cessar funções. Os restantes elementos da SAD estão solidários com Duque e tudo indica que seguirão os passos do presidente, isto é, também vão renunciar às funções que desempenham.
"Esta solução é uma fraude, uma espécie de golpe palaciano, e comigo não contam para isso. A voz tem de ser dada aos sócios. Esta solução não faz sentido", explicou Duque, em declarações à Rádio Renascença, apontando, sem hesitar, o dedo a Dias da Cunha: "Dos 'vices' que estavam no Conselho Directivo, cada um tinha a sua função, excepto Dias da Cunha, que não tinha função determinada, a não ser dizer algumas coisas que, em tempos, ofenderam a SAD e não caíram bem no treinador nem no grupo de trabalho. Isto reflecte a forma hostil como a SAD e o futebol do Sporting são tratados."
Conforme O JOGO noticiou ontem, Luís Duque pretende denunciar as fragilidades financeiras do clube e outras situações mais melindrosas da vida interna do Sporting. Ontem, Duque levantou a ponta do véu dos temas que prometem dominar a conferência de imprensa que terá lugar amanhã.
"Herdámos na SAD uma situação muito difícil, consequência dos erros de má gestão cometidos durante anos. Quando dizemos que nos preocupamos com o rigor sabemos o que estamos a dizer. Passo a explicar: a contratação de Sá Pinto acabou por custar metade do que as transferências de Hanuch ou Kmet, e custou muito menos do que a do Krpan. E só falo destes jogadores porque estão mais ou menos dispensados. A meu ver, ou se entra no rumo certo em termos económicos ou o futuro do Sporting será muito difícil", frisou Duque à Rádio Renascença.
redistribuídos, directa ou indirectamente, em qualquer meio
computador destes materiais ou de partes dos mesmos,
salvo para fins pessoais ou não comerciais.
por fidelidade ao projecto
Entrevista com Sebastian Irusta
"Amadureceu na Real Sociedad"
José Roquette no adeus
"Continuarei a dar todo o apoio ao Sporting"
"Aceito esta solução por fidelidade ao projecto do dr. Roquette"
Escalona deve estrear-se hoje
"A vir algum jogador terá de ser uma mais-valia"
Boavista
César já assinou pelo Bétis mas o Salamanca não desiste
Gil Vicente
Plantel operacional para defrontar o Chaves
Entrevista com David Gomes
"A nossa preocupação é encarar bem as 34 jornadas"
Uma questão de velocidade(s)
Vem aí mais um "matador"
Estrela da Amadora
Jorge Cadete estreia-se com a camisola tricolor
Alverca
Correia e Pedro Neves já são "ribatejanos"...
Belenenses
Espanhóis não se responsabilizam por Seba
Campomaiorense
Jogo-treino com o Mérida cancelado
Farense
São Luís vai ter relvado novo
Salgueiros
Bodunha quatro épocas no Salgueiros
"Quero agarrar esta oportunidade com as duas mãos"
Leonardo apresentou-se aos sócios
Leixões 0 - Beira Mar 1
Aveirenses bem afinados
Aves
Naddah deu espectáculo
"Não quero uma equipa de fogachos"
A papel químico