Iniciativas por todo o país
PCP com os trabalhadores
«Valorizar o trabalho e os trabalhadores, defender e concretizar direitos» é o lema da campanha nacional que o PCP lança na próxima terça-feira, dia 12, numa sessão com camaradas das ORT's em que intervirá Carlos Carvalhas.
A primeira iniciativa da campanha tem lugar no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, e visa tomar posição e apresentar propostas sobre a situação e direitos dos trabalhadores.
O PCP considera que «neste final de século quando se impõe a melhoria das condições de vida e o avanço para mais elevados patamares de direito, os trabalhadores são confrontados com uma forte ofensiva que pretende pôr em causa conquistas alcançadas e conduz ao agravamento da exploração e à acentuação das desigualdades sociais».
A campanha, que decorre até meados de Junho, é promovida «no quadro da importância estratégica da organização, acção e intervenção do Partido junto da classe operária e dos trabalhadores, das orientações do XV Congresso, da Conferência Nacional e da medidas apontadas na reunião do CC de Fevereiro».
Neste sentido, a par da definição de «grandes áreas de propostas políticas e consignas reivindicativas» serão realizadas iniciativas legislativas e várias acções envolvendo quadros e dirigentes do Partido.
Concretamente, a campanha tem como temas principais o emprego; horário de trabalho (continuação da redução); valorização e defesa dos direitos alcançados, o combate à ofensiva governamental e a conquista de novos direitos; os salários/pder de compra e a Segurança Social.
Entre os vários materiais de suporte, destaca-se a edição de um jornal que inclui um destacável para adesão ao Partido, um MUPI, uma faixa, uma cassete audio e um tempo de antena.
No período da campanha estão previstos contactos à porta das empresas - linha de trabalho que é considerada fundamental para fazer chegar as ideias do Partido aos trabalhadores.
Nos vários pontos do país, as organizações realizam reuniões partidárias, sessões e assembleias públicas abertas aos trabalhadores por localidade, concelho, empresa ou sector.
Jornada de venda do «Avante!»
O arranque na rua da campanha do Partido sobre os direitos dos trabalhadores é marcado, no próximo dia 14, com uma grande jornada de venda militante do «Avante!» à porta das empresas e locais de trabalho.
Esta acção, que envolverá um grande número de quadros e militantes comunistas, tem como objectivo promover a difusão e venda do «Avante!» e divulgar as ideias apresentadas pelo PCP sobre a defesa dos direitos dos trabalhadores que terão destaque na próxima edição do nosso jornal.
Neste momento, a DORAV já anunciou que, no próximo dia 14, vão funcionar postos de venda do «Avante!» nos concelhos de Ílhavo, junto da empresas Vista Alegre (12 horas) e Quinta Nova (17 horas); Ovar, junto à Yazaki (16.30 horas), F. Ramada (dia 15, 14.30 horas), Philips (dia 15, 16.30), Mercado Municipal de Ovar (dia 16, 9 horas); Oliveira de Azemeis, junto à Silampos (das 12.30 às 13.30 horas), Osvaldo Pinto (17 horas); Aveiro, junto à Renault (13.30 horas).
Por seu lado, a DORSA vai ter pelas 17 horas, uma banca de venda do «Avante!» instalada na zona centro de Santarém. No Entroncamento, o posto de venda funciona junto à Estação da CP, entre as 8 e as 18 horas, do mesmo dia.
Em Lisboa, o «Avante!» é vendido a partir da 7 horas, junto da Estação sul e sueste, e às 16 horas no Marques de Pombal. Ainda na capital, haverá pontos de venda no INETI, em Entrecampos, junto ao Centro Nacional de pensões (12 horas), Centro Regional da Segurança Social (Areeiro) e Ministério das Finanças (Terreiro do Paço) e na Duque de Loulé, entre as 8.30 e 10.30 horas.
No mesmo dia, no concelho de Oeiras, o órgão central do PCP é vendido junto das empresas de Queluz de Baixo, entre as 12 e as 15 horas, em Algés entre as 7 e as 9 horas, e em Valejas, das 16 às 20 horas.
Estão igualmente previstas iniciativas semelhantes no concelho de Cascais, designadamente, pelas 16.30 horas, frente à empresa Euronadel.
De acordo com os termos acordados, a organizações devem fazer os seus pedidos suplementares até ás 12 horas de dia 12 de Maio, terça-feira, para a Editorial «Avante!», Avenida Almirante Reis, nº 90, 7ºA - tel. 8153487 - fax. 8153495. De modo a evitar complicações, é preferível centralizar a entrega das encomendas em locais onde é normalmente garantida pela distribuidora.
«Avante!» Nº 1275 - 7.Maio.98