Económicas

Marchionne é o presidente-executivo

A Fiat nomeou Sergio Marchionne, presidente da suíça SGS, maior empresa mundial de inspecção de mercadorias, como novo presidente-executivo, o quinto em dois anos, anunciou ontem o maior grupo industrial italiano. Marchionne, 51 anos, também director da Fiat, vai substituir Giuseppe Morchio, 56 anos, depois deste ter apresentado a sua demissão no domingo, afirmou o grupo automóvel em comunicado distribuído pela bolsa de Milão.

Morchio demitiu-se pelo facto de a família Agnelli, que controla a Fiat, se ter recusado a nomeá-lo presidente do conselho de administração. A escolha para a substituição do falecido Umberto Agnelli, recaiu sobre Luca Cordero di Montezemolo, 56 anos, presidente da Ferrari.

O novo presidente-executivo exerce o cargo de presidente da SGS desde Janeiro de 2002. Durante o seu mandato, a empresa suíça duplicou o lucro em 2003, graças a uma forte redução de pessoal. Marchionne integrou o conselho de administração da Fiat como membro independente, em Maio do ano passado.

O principal desafio do novo presidente executivo e do presidente do conselho de administração será manter a recuperação do grupo. O fabricante de automóveis reduziu o prejuízo para 194 milhões de euros no primeiro trimestre, contra os 681 milhões de euros registados no período homólogo de 2003.

Rose e Myners preparam batalha com Green

A retalhista britânica de vestuário e alimentação Marks and Spencer anunciou ontem o despedimento imediato do CEO da empresa Roger Holmes, assim como do presidente do conselho de administração Luc Vandevelde, decisão que os analistas vêem como uma tentativa de lutar contra a oferta pública de aquisição que o multimilionário Philip Green deu a conhecer na passada quinta-feira iria fazer ainda esta semana. Resultado directo ou não, facto é que as acções da M&S subiram 2,9 por cento.

Roger Holmes é substituído, com efeitos imediatos, por Stuart Rose, um homem já com imensa experiência no sector do retalho de vestuário. E o belga Vandevelde, que aliás já era dado há algum tempo como estando de partida, tem como sucessor interino Paul Myners, uma das figuras mais conhecidas da empresa, mas que só agora assumirá funções executivas.

Esta mudança de gestão na empresa dá o sinal de que a M&S se está a preparar para uma dura batalha - que se espera mesmo vir a ser uma das mais duras contendas empresariais da Europa - e que não se deixará comprar sem dar muita luta.

Teixeira de Melo reconduzido

O grupo Santander Central Hispano reconduziu Eurico Silva Teixeira de Melo na presidência do conselho de administração do Banco Totta & Açores, durante a assembleia geral de accionistas realizada a 28 de Maio. Para o triénio 2004/2006, mantêm-se como vice-presidentes o espanhol Matias Pedro Rodriguez Inciarte e António Horta Osório, tendo sido designados como vogais António Vieira Monteiro, Carlos Pinho, Eduardo Stock da Cunha, José Benigno Perez Rico, José Carlos Sítima, José Manuel Elias da Costa, Miguel de Bragança e Nuno Manuel da Silva Amado. O advogado José Manuel Galvão Teles continuará à frente da mesa da assembleia-geral, ficando na vice-presidência Alberto Fernando Amorim Pereira.

A PT Comunicações lançou ontem o serviço de acesso à Internet pré-pago de alta velocidade, a chamada banda larga, através da linha telefónica, com carregamentos cada dois meses. O pré-pago, acredita a Portugal Telecom, deverá ajudar o grupo a atingir 750 mil clientes de banda larga até ao final deste ano, número que a empresa pretende ver crescer para um milhão em 2005. A PT, no final do primeiro trimestre, tinha 459 mil clientes de banda larga, dos quais 209 mil clientes através do telefone (ADSL) e 250 mil clientes do cabo (Netcabo).

O lançamento do ADSL pré-pago surge depois da PT Multimédia ter lançado o mesmo serviço para Internet por cabo no mês passado. Os carregamentos são de 22,5 euros e o custo do serviço, debitado em períodos de 10 minutos, é de três cêntimos por minuto.

Portugal não pode ser ingénuo no Mibel, defende Talone

"Sábios" recomendam venda da Galp a portugueses

O que oferecem os dois seleccionados

Petróleo atinge novo máximo histórico

Subida do petróleo trava crescimento económico na Europa

Açores recebe primeira intervenção do programa Prohabita

Económicas

Tarifário dos CTT mais barato desde ontem