Serviço Cooperativo de Extensão arrancou em Trás-os-Montes

Já há algum tempo que António, um agricultor de Outeiro Seco, no concelho de Chaves, assistia passivamente à destruição causada por um javali na sua exploração agrícola, mas este fim-de-semana foi de mais. O animal devastou quase por completo o seu milheiral. Os prejuízos foram elevados e António prometeu "cortar o mal pela raiz". E, no meio da desolação, restou-lhe um consolo: não ter que perder uma imensidão de tempo apenas para solicitar à Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes (DRATM) autorização para fazer uma espera ao javali.

Até agora, para tratar este ou qualquer outro problema com a DRATM, António tinha que se deslocar à direcção agrária da sua zona, em Chaves, esperar até ser atendido, preencher um impresso e ficar à espera da resposta. Ontem tratou o assunto em menos de cinco minutos. Foi à Junta de Freguesia de Outeiro Seco, dirigiu-se a um operador qualificado que aí se encontrava e o seu pedido seguiu de imediato, via Internet, para a DRATM.

Esta solicitação, forjada para os jornalistas, foi a primeira feita a partir do gabinete de apoio ao cidadão de Outeiro Seco, o primeiro de uma série de 20 equipamentos semelhantes que serão inaugurados até ao final de Setembro na região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este local, aberto desde ontem, visa facilitar a vida dos cidadãos: qualquer pessoa pode solicitar, via Internet, um conjunto de informações e serviços que antes a obrigariam a penosas deslocações à respectiva sede de concelho ou, por vezes, até mais longe.

No novo gabinete podem, por exemplo, efectuar-se pedidos de ligação à rede de água, fazer queixas ou participações de avarias à câmara municipal local, ou ainda solicitar informações, serviços e encaminhamento de processos à Direcção Regional de Agricultura. "Este serviço tem várias vantagens: em primeiro lugar, a rapidez do processo, que no limite pode ser objecto de uma resposta imediata; em segundo lugar, a comodidade para o utente, que não tem que fazer deslocações; em terceiro lugar, funciona fora dos horários de expediente e o agricultor não tem que perder meio dia ou um dia para tratar uma qualquer questão de 'lana caprina'", explica Jorge Azevedo, director regional de Agricultura de Trás-os-Montes.

Este gabinete de apoio é inédito em Portugal e integra-se no Serviço Cooperativo de Extensão em Trás-os-Montes e Alto Douro, desenvolvido pelo Departamento de Engenharias da Universidade transmontana e 10 câmaras municipais, no âmbito do programa Cidades Digitais do Ministério da Ciência e Tecnologia. Além das lojas do cidadão, esta iniciativa inclui também a colocação de computadores multimédia ligado à Internet em cerca de 70 escolas do 1º ciclo na região transmontana.

Nesta primeira fase, estão já ligadas 16 escolas do concelho de Chaves, o que representa, segundo Altamiro Claro, presidente da câmara local, "um passo significativo em termos pedagógicos". "Mais de 50 por cento da população estudantil do concelho de Chaves passa a ter acesso à Internet. Numa segunda fase, vamos estender este serviço a todo o concelho e quando este projecto chegar às aldeias, em cada escola funcionará um gabinete de apoio ao cidadão, ou seja, a escola passará a desempenhar verdadeiramente o papel de instituição de apoio à comunidade", sublinhava o autarca. Altamiro Claro marcava assim o arranque do programa "Internet na escola", num estabelecimento onde, curiosamente, algumas professoras assumiam os seus (ainda) escassos conhecimentos sobre a "net".

Celeste Pereira

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