Construções:
Estradas: 100 quilómetros.
Casas de guarda: 56.
Sedes de administração: 2 (1 já construída).
Material de utilização permanente:
58 equipamentos.
2 fourgonnettes; 2 carros de tracção animal.
Mobiliários e utensílios diversos.
2 solípedes.
Q - Grupo de perímetros de Covilhâ e Loriga
Área dos terrenos - Reconhecidos.... 17:600,00
Submetidos ..... 2:305,76 19.995,70
A arborizar............... 18:880,07
Características gerais e situação:
Abrange a parte mais meridional da serra da Estrela, além de alguns outros terrenos, já submetidos ao regime florestal e situados na serra da Guardunha.
Ocupa uma zona limitada a noroeste pelas propriedades particulares de Valezim, ao norte e nordeste pelos baldios de Manteigas, a leste e sudeste pelas propriedades particulares da Covilhã e Unhais da Serra e, finalmente, a oeste pelo grupo de S. Pedro de Açor.
As povoações vizinhas dos baldios que compõem este grupo são: Aldeia do Carvalho, Covilhã, Cortes, Unhais da Serra, Erada, Teixeiras, Alvoco da Serra, Loriga, S. Gião, Valezim, Vila Cova e S. Romão.
Geologia:
O norte e o sul destes perímetros assentam em formação precâmbrica superior. Na parte central existe uma mancha granítica.
Os terrenos, embora no geral mais expostos ao sul que os do grupo de Manteigas e Gouveia, e principalmente mais abrigados dos violentos ventos de noroeste, apresentam solos com características análogas tis daqueles, tanto na formação granítica como na sedimentar.
Neste grupo de perímetros, tal como no de Manteigas e Gouveia, verificam-se as maiores cotas do País.
A orografia pode resumir-se da seguinte forma: uma. zona culminante na parte norte e nordeste e seis profundos vales, dois situados na bacia do Mondego, confluentes e dirigidos aproximadamente na direcção nordeste-sudoeste (Vale de Loriga e Vale de Alvoco da Serra), e quatro na bacia do Zêzere, irradiando, respectivamente, o de Verdelhos para o noroeste e os de Cortes, Unhais da Serra, Erada e Casegas para sul.
Hidrologia:
As linhas de água que se encontram na grande área abrangida por este grupo fazem parte das bacias hidrográficas de dois importantes cursos de água, que uma linha de cumiadas divide. São elas: o Alva, do lado da vertente de noroeste, e o Zêzere, na oposta.
É grande a pluviosidade a que esta região está sujeita, e a constituição geológica dos terrenos não permite a formação de grandes mananciais de água subterrânea, originando-se abundantes e perigosas torrentes.
Flora lenhosa:
As espécies mais frequentes são as indicadas para o grupo de Manteigas e Gouveia, variando a localização dos estratos florísticos de harmonia com as condições ecológicas, que na maior parte dos terrenos deste grupo fazem subir os limites altitudinais de acordo com a exposição, aqui mais meridional e abrigada dos rigores dos quadrantes do norte.
Estradas: Guarda a Covilhã, Fundão a Castelo Branco, Gouveia a Oliveira do Hospital, Gois a Coimbra e Seia a Viseu.
Caminhos de ferro: linhas da Beira Alta e da Beira Baixa.
2. Fluviais: rios Alva, Mondego e Zêzere.
Sede de administração:
Embora nesta parte da serra as comunicações entre as duas vertentes não sejam ainda muito fáceis, a grandeza dos baldios indica a cidade da Covilhã para centro doa serviços de administração. O acesso aos baldios é feito pelas estradas das Penhas da Saúde, de Unhais e estrada das Pedras Lavradas e de Castelo Branco.
1.º Correcção hidrológica das bacias do Mondego e do Tejo;
2.º Produção de madeiras de qualidade;
3.º Melhoramento de pastagens;
4.º Turismo de montanha.
Administrador: 1 na Covilhã.
Mestres florestais: 5.
Guardas florestais: 40.
Trabalhos a efectuar:
Viveiros: instalação de 10 viveiros em diversos locais.
Arborização com espécies indígenas e exóticas em 15:480,07 hectares.
Melhoramentos pastoris: constituição de pastagens em 2:400 héctares.
Trabalhos aquícolas: repovoamentos piscícolas.
Construções:
Estradas: 100 quilómetros.
Sede de administração: 1.
Rede telefónica: 260 quilómetros.
Material de utilização permanente:
52 telefones.
46 equipamentos.
1 fourgonnette; 1 carro de tracção animal. Mobiliários e utensílios diversos.
1 solípede.