Olimpismo
Remo
Atletismo » Meeting de Zurique
na melhor reunião do mundo
Os milhões de francos suíços que são gastos no Meeting de Zurique têm o reflexo visível no excelente conjunto de atletas que o mesmo apresenta para a comemoração das suas bodas de ouro. Com efeito, a 50ª edição da prova suíça, a realizar na próxima sexta-feira, tem garantida uma boa parte dos melhores especialistas mundiais de todas as disciplinas. Entre eles estão garantidos dois portugueses: Carla Sacramento e Rui Silva, ambos nos 1500 m. Fernanda Ribeiro, inicialmente prevista para os 3000 m, abdicou a favor dos 5000 m dos Campeonatos de Portugal, que se disputam dois dias depois.
O sportinguista Francis Obikwelu estará nos 100 m, frente a frente com Maurice Greene que regressará à competição após a lesão nos 200 m dos "trials" norte-americanos. Mas não se fica por aqui o lote de adversários, pois Ato Boldon (9,95s este ano), Coby Miller (9,98) e Jon Drummond são outros entre os 18 velocistas previstos.
Os 1500 m serão uma das provas mais esperadas, pois presente está o actual recordista mundial da distância, o marroquino Hicham El Guerrouj (este ano apenas com 3.30,75). Com o magrebino vão competir outros atletas de elevado cartel, como são os casos de Rui Silva (3.32,60), dos espanhóis Andrez Dias e José António Redolat (este já fez furor na distância, com 3.31,48) e do queniano Bernard Lagat (3.30,78). A ausência de vulto é precisamente a do líder mundial do ano na distância, o queniano Noah Ngeny, o único a baixar dos 3m30s na corrente temporada.
Só mesmo em Zurique é que seria possível juntá-los. O etíope Haile Gebrselassie (este ano ainda com 13.01,06), que faz a sua estreia na Liga de Ouro, e Paul Tergat (12.55,18) estarão juntos na légua. A ter em conta a qualidade dos outros participantes, bem se poderá antever um tempo-canhão. Atente-se: o queniano Mark Bett (12.55,63 este ano), o marroquino Salah Hissou, o jovem (19 anos) queniano Sammy Kipketer (12.54,13) e o alemão Dieter Baumann (13m07s).
Ainda no meio-fundo, para referir a excelente corrida de 3000 m obstáculos com o recordista (Bernard Barmasai) e o campeão (Wilson B. Kipketer) do Mundo. As barreiras altas (Allen Johnson) e baixas (Angelo Taylor) vão também contar com os melhores do ano, assim como os saltos, nos quais sobressaiem Sergey Bubka, Jean Galfione e Jeff Hartwig (vara); Jon Edwards, Charles Friedek (triplo). E nos lançamentos CJ Hunter, John Godina e Andy Bloom (todos no peso); Lars Riedel, Jurgen Schult (disco).
Nas senhoras, o panorama é idêntico ao masculino, pois estão previstas as melhores mundiais, sendo de salientar as presenças de Marion Jones (100 m e comprimento), de Gabriela Szabo (3000 m), Svetlana Masterkova (1500 m), Gail Devers (100 m barreiras) e Trine Hattestad (dardo).
Apesar da excelência das participantes nas provas técnicas, o meio-fundo poderá levar alguma vantagem, pois não é todos os dias que se juntam, por exemplo nos 3000 m, atletas da estirpe de Gabriela Szabo, Tegla Loroupe, Sónia O'Sullivan, Paula Radcliffe, Lydia Cheromei e Regina Jacobs, entre outras… Mas os 1500 m também estão bem recheados com Svetlana Masterkova, Carla Sacramento, Kutre Dulecha, Violeta Szekely, Anita Weyermann.
E mesmo os 800 m contam com duas das melhores de sempre: a moçambicana Maria Mutola e a checa Ludmila Formanova.
redistribuídos, directa ou indirectamente, em qualquer meio
computador destes materiais ou de partes dos mesmos,
salvo para fins pessoais ou não comerciais.