Um Género Florescente
O novo Kia Picanto é mais uma solução de citadino com ares de mini-monovolume. E não só pelas soluções de espaço. O estilo, as prestações e os consumos poupados, aliados a um preço que será dos mais baixos do mercado, fazem do novo modelo uma opção a ter em conta. José Augusto Moreira conduziu e aprovou.
O tamanho é uma das grandes virtudes num veículo citadino, mas o novo Kia Picanto vai para além das dimensões no que respeita a vantagens competitivas. Estilo moderno, os mais baixos consumos da classe, segundo a marca, equipamento de segurança e baixas emissões poluentes, fazem do novo carro uma opção válida. A tudo isto, junta ainda versatilidade e qualidade de conjunto, que o tornam interessante quer como primeiro automóvel para os mais jovens quer como segunda viatura para as famílias.
Do ponto de vista estético, o novo Kia é um esforço de adaptação ao estilo europeu, do que resulta uma imagem dinâmica, na linha do que se verificou já com o todo-o-terreno Sorento e se anuncia para o Cerato, a aposta da marca para o segmento C que deverá ser lançada dentro de poucos meses, em substituição dos actuais Sephia e Shuma.
No Picanto, destaca-se a solução traseira, de aspecto robusto e com um leve toque desportivo, em grande parte responsável pela sensação geral de dinamismo. Na frente, sobressai a grelha que remete imediatamente para o Lancia Ypsilon, mas parece ser no perfil lateral que reside o verdadeiro ovo de Colombo para a versatilidade do Picanto. É mais curto que a maioria dos citadinos (3,5 m) e tem uma altura (1,48 m) que fica a meio caminho entre os mais clássicos VW Lupo ou Ford Ka e os mini-monovolumes (Opel Agila, Suzuki Wagon R+), acabando por concentrar as qualidades destas duas lógicas.
Segundo a Kia, o Picanto é líder na classe em termos de espaço para os passageiros. Dispõe de uma capacidade de 157 litros na bagageira, que pode ir até um máximo de 882 litros com o rebatimento dos dois bancos traseiros. Estes podem também ser rebatidos para trás, dando origem a sete opções diferentes de arrumação no espaço traseiro.
Curiosas são igualmente as soluções para acomodação de objectos no interior do veículo, com nada menos que 19 espaços diferentes dispersos pelo habitáculo, que vão desde uma gaveta debaixo do banco do passageiro da frente, uma caixa para óculos de sol colocada por cima da porta do condutor, ou uma gaveta para o telemóvel na consola central.
Numa primeira fase, a oferta mecânica é composta por dois motores a gasolina, um 1.0 (61cv) e outro 1.1 (65cv), ambos com caixa manual de cinco velocidades, sendo que no 1.1 poderá optar-se por uma caixa automática de quatro velocidades. A versão 1.1 atinge 154 Km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em 15,8s. Mais modesto é o comportamento no que toca às recuperações, mas será esse porventura o segredo para outra das grandes vantagens do Picanto: consumos de 6,1 litros em circuito urbano e 4,3 em estrada.
Para o próximo ano, o construtor anuncia o lançamento de um 1.1 turbodiesel com 70cv, que poderá oferecer consumos recorde. Aos baixos consumos, o Picanto associa ainda diminutas emissões de gases. Utilizando um catalizador de três vias, os motores cumprem as normas europeias para as emissões de CO2 (dióxido de carbono), gerando 118 ou 130 gramas por quilómetro, consoante se trate das versões 1.0 ou 1.1.
Quanto a equipamento, o modelo estará disponível em duas versões, mas o construtor anuncia que para o motor 1.1 incluirá duplo "airbag" e ABS de série, isto para além dos já comuns fecho centralizado de portas, vidros eléctricos, equipamento áudio e direcção assistida. No aspecto da segurança passiva, a Kia destaca ainda o facto de o Picanto dispor de barras de protecção laterais no interior das portas e de um reforço do pára-choques que permite absorver pequenos impactos sem deformação.
A apresentação em Portugal terá lugar em finais do próximo mês, no Salão Automóvel de Lisboa, iniciando-se de seguida a sua comercialização. Quanto a preços, deverão situar-se entre os 9.500/10.000 euros para a versão 1.0 e os 10.500/11.000 para a versão 1.1.
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