Ter as melhores oportunidades de golo não bastou para os "leões" vencerem o Beitar Jerusalém, "uma equipa neste momento mais adiantada em termos físicos", a justificação de Octávio Machado
Leonídio Paulo Ferreira
Em Jerusalém
O Sporting dispôs das melhores oportunidades de golo no jogo de quarta-feira contra o Beitar de Jerusalém, mas foi a equipa israelita a que mais lutou durante os 90 minutos.
O principal problema dos "leões" terá sido de ordem física, com vários jogadores a mostrarem grande cansaço durante a segunda metade, um desafio que acabou empatado a zero, deixando para daqui a duas semanas, em Alvalade, a resolução desta segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Quem se revelou como um verdadeiro poço de força foi Oceano, que salvou as redes de De Wilde de alguns apuros.
Em declarações após o jogo, Octávio Machado admitiu que o Sporting está "apenas no início da época" e que enfrentou "um adversário difícil, cuja preparação está bem mais avançada".
O técnico sportinguista considerou o encontro de quarta-feira "um bom jogo com ambas as equipas a procurarem o melhor resultado".
Com efeito, os "leões" entraram em campo decididos a ganhar, mas talvez tenham sido surpreendidos pela garra do Beitar de Jerusalem, que mostrou algum futebol, especialmente por parte de jogadores como Abukasis, Azulay e Hamar.
Eli Ohana, a estrela da equipa, mostrou alguns bons pormenores, mas a "dez à hora". A idade nestas coisas do futebol não perdoa, apesar do fenómeno Oceano.
Abukasis, talvez o melhor em campo por parte do Beitar, foi substituído pouco antes do final do encontro, recebendo uma gigantesca salva de palmas.
Os 12 mil apoiantes dos israelitas presentes no Teddy Stadium não se cansaram de apoiar a sua equipa um minuto que fosse.
Octávio garante que a prioridade do Sporting vai agora para o próximo jogo com o Farense, que abrirá o Campeonato, no dia 23 deste mês, na primeira jornada da competição.
Mas é óbvio que, depois do nulo em Jerusálem, os "leões" aguardam com ansiedade a deslocação do Beitar a Alvalade para resolver de vez a questão. É difícil imaginar os israelitas a surpreender o Sporting, em pleno Estádio de Alvalade.
A combatividade demonstrada na quarta-feira pelo Beitar deveu-se também, em grande parte, ao calor do seu entusiasmado público, pois sempre que um jogador sportinguista ficava na posse da bola premiava-o com uma violenta assobiadela.
Dror Kashtan gostou do encontro, e definiu-o como "um dos melhores jogos europeus realizados em Israel".
O técnico israelita acrescentou ainda estar "bastante satisfeito com o desempenho da sua equipa".
Dotado de alguns jogadores talentosos, o clube de Jerusalém terá que procurar ser mais objectivo no sector ofensivo. O constante jogar para trás ou lateralizar em demasia, esquecendo a progressão para a baliza faz lembrar um dos defeitos clássicos do futebol português.
Kashtan voltou também a reconhecer o favoritismo dos "leões", mas acredita num bom resultado em Alvalade. "O nosso orçamento é oito vezes inferior ao do Sporting", fez questão de salientar.
Já com um pouco mais de ritmo competitivo, o Sporting poderá livrar-se bem do obstáculo israelita.
Além de Oceano, também Marco Aurélio, Beto e Pedro Barbosa estiveram bem, prometendo mais para breve.
O avançado brasileiro Leandro continua à espera de marcar pelo Sporting, mas mostrou velocidade técnica e espírito combativo. A sua substituição por Iordanov não teve efeitos negativos na equipa leonina.
Letões quase surpreendem Barcelona
Nos outros jogos da segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, destaque para a vitória tangencial (3-2) do Barcelona, em Nou Camp, frente aos letões do Skonto Riga, com o golo decisivo a ser apontado de penalty no último minuto por Stoitchkov: Barcelona-Skonto Riga, 3-2; MTK Budapeste-Rosenborg, interrompido; Besiktas-Maribor, 0-0; Sion-Galatasaray, 1-4; Olympiakos-Mozyr, 5-0; Salzburgo-Sparta Praga, 0-0; Gotemburgo-Rangers, 3-0; Broendby-Dinamo Kiev, 2-4; Newcastle-Croatia Zagreb, 2-1; Feyenoord-Jazz, 6-2; Leverkusen-Dinamo Tbilisi, 6-1; Steaua-Paris SG, 3-2; Widzew Lodz-Parma, 1-3; Anorthosis-Lierse, 2-0; Kosice-Spartak Moscovo, 2-1.