A Sr.ª Manuela Ferreira Leite (PSD): Sr. Presidente, Srs. Deputados, quero referir que ouvi apenas uma palavra do pedido de esclarecimentos formulado pelo Sr. Deputado Francisco Torres, que foi a palavra «viragem». Não sei a qual é que ele se estava a referir

Risos do PSD.

Recordo também que o Sr. Primeiro-Ministro aliás, percebo agora por que é que o Sr. Primeiro-Ministro , numa reunião que fez com o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, considerou que o melhor seria eles estarem calados.

Aplausos do PSD.

Protestos do PS.

O Sr. Manuel dos Santos (PS): Sr. Presidente, peço a palavra para defesa da consideração da bancada.

O Sr. Presidente : Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. Manuel dos Santos (PS): Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sr.ª Deputada Manuela Ferreira Leite, acredite sinceramente que me penaliza intervir nesta circunstância.

Vozes do PSD : Oh!

O Orador : Não esperava que descesse ao nível a que acabou de descer!

Aplausos do PS.

Protestos do PSD.

O Sr. Deputado Francisco Torres, exercendo um direito regimental em nome da bancada do Partido Socialista, indicado pela sua direcção, formulou, seriamente, o pedido de esclarecimento que acabou de fazer à Sr.ª Deputada.

A Sr.ª Deputada não tem o direito de tratar o Sr. Deputado Francisco Torres, e, portanto, a bancada socialista, da forma como o fez!

Aplausos do PS.

Tal é completamente inadmissível e indigno da consideração que muitos de nós têm por V. Ex.ª. Esperaria isto de alguns Srs. Deputados dessa bancada, mas não de V. Ex.ª!

Quanto às «viragens», Sr.ª Deputada, é melhor que olhe para a sua esquerda,

A Sr.ª Rosa Maria Albernaz (PS): Muito bem!

O Orador : para a sua esquerda próxima, se não quiser olhar para alguns rostos que pululam a sua bancada!

Vozes do PS : Muito bem!

O Orador : Não conheço nenhuma viragem de V. Ex.ª! A senhora também não conhece nenhuma viragem

minha! Mas do seu lado esquerdo está quem fez já grandes viragens

Aplausos do PS.

e que, nem por isso, pode deixar de ser considerado por nós ou de ver limitados os seus direitos de intervenção regimental.

Aplausos do PS.

Protestos de Deputados do CDS-PP, batendo com as mãos nos tampos das bancadas.

O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): Estamos a discutir a saúde, não estamos a discutir Francisco Torres!

O Sr. Presidente : Para dar explicações, querendo, tem a palavra a Sr.ª Deputada Manuela Ferreira Leite.

A Sr.ª Manuela Ferreira Leite (PSD): Sr. Presidente, Srs. Deputados, o Sr. Deputado Manuel dos Santos usou da palavra para defender a honra da bancada. No entanto, não considero que tenha ofendido a bancada do Partido Socialista!

Aplausos do PSD .

O Sr. João Carlos da Silva (PS): Mas ofendeu um Deputado da bancada!

O Sr. Medeiros Ferreira (PS): Sr. Presidente, peço a palavra.

O Sr. Presidente : Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. Medeiros Ferreira (PS): Sr. Presidente, a defesa da honra da bancada tem a ver com a afirmação aliás, escusada da Sr.ª Deputada Manuela Ferreira Leite

O Sr. Presidente : Sr. Deputado, peço desculpa, mas tem de classificar a figura regimental ao abrigo da qual pretende usar da palavra.

O Sr. Medeiros Ferreira (PS): Sr. Presidente, peço a palavra para defender a honra da bancada, por ser membro da direcção da mesma. Se, por uma questão de forma, isso não for suficiente, peço a palavra para defender a honra pessoal.

Vozes do PSD : Não pode!

O Sr. Presidente : No caso de invocar a defesa da honra pessoal, só poderá usar da palavra no fim do debate, Sr. Deputado.

O Sr. Medeiros Ferreira (PS): Sr. Presidente, a honra da bancada socialista, de cuja direcção sou membro, foi ofendida pela Sr.ª Deputada Manuela Ferreira Leite

Protestos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente : Sr. Deputado, lembro que não é uso na Assembleia haver duas defesas da honra da banca