António Martins Mendes
Está a disputar-se, no campo de Penha Longa (Sintra), sob a égide da Região de Turismo da Costa do Estoril, o "European Challenge Tour", que reúne perto de uma centena de profissionais de vários países, alguns de alto gabarito.
Há destacar, assim, a presença de jogadores como os suecos Mats Bamer, Per Nigman, Fredrik Lindgren e Tony Eclund, os franceses Jean Pierre Cixous, Antoine Lebouc e Bric Giraud e o dinamarquês Steen Timing. Portugal concorre com os seguintes 14 jogadores: Daniel Silva, António Sobrinho, Vasco Espírito Santo, Aldredo Castilho Cunha, António Dantas, Nelson Cavalheiro, Duarte Freitas, José da Conceição Dias, Almerindo Sequeira, Elídio Baptista, João Couto, João Pedro Carvalhosa, Henrique Paulino e Sérgio Couto.
Também está assegurada a presença do finlandês Anssi Kankkonen, do belga NIcolas Vanhootegem e do sueco Frederik Lindgren, que fizeram história no último "Aliança UAP Challenge", em que tiveram de ir a um "play off" (de que o primeiro saiu vencedor), que vão procurar situar-se nos primeiros 50 lugares que darão acesso à "Ordem de Mérito" e consequente participação na PGA Tour.
Entretanto, António Sobrinho e Daniel Silva estiveram em particular destaque no primeiro dia de competição.
António Sobrinho, autor de quatro "birdies", finalizou a primeira volta ao percurso do Penha Longa Golf Club com o total de 68 pancadas, que lhe conferem o segundo lugar, partilhado com outros quatro golfistas: o australiano Stephen Leaney, o francês Frédéric Cupillard, o inglês Lee James e o sueco Kalle Brink, todos a quatro pancadas do líder, o galês Philip Price (64).
Daniel Silva, que havia vencido o "Pro-Am" da véspera, segue surpreendentemente, a apenas uma pancada dos segundos classificados - com três abaixo do par -, depois da sua excelente prestação de hoje, na qual obteve três "birdies" e um "eagle".
Nos "greens" da Quinta da Marinha, em Cascais, vai-se realizar pela primeira vez, a 18 do corrente, o torneio de golfe "Philips", que vai ter a presença de altas individualidades da vida política e empresarial.
O torneio disputa-se em 18 buracos, com partidas simultâneas de todos os "tees" (shotgun), e terá prémios para os primeiros cinco classificados em "net", para os vencedores em senhoras, "gross" e senior, e ainda para o melhor "drive" e bola mais perto do buraco. Depois de disputados seis torneios regionais, que apuraram 54 jogadores (três por cada uma das três categorias), e da final nacional, já disputada no Algarve, onde se seleccionaram os três representantes de Portugal, vai realizar-se a final mundial, que terá como palco, entre 11 e 15 de Novembro, o campo do "Cesar Park Penhalonga Resort", em Sintra.
A fase final deste torneio - considerado o maior e melhor de Portugal na categoria de amadores, realiza-se pela primeira vez no nosso país.
Vão estar presentes cerca de 300 praticantes, entre os quais convidados e jornalistas de 31 países.
O torneio para os representantes da Imprensa, tanto do golfe como de tenis, disputa-se na quarta-feira, dia 12 de Novembro, seguindo-se a final mundial nos dias 13,14 e 15.
Com pouca afluência, sobretudo devido a haver por aí fora outros torneios na mesma data, o torneio nocturno de Miramar teve em Teles Meneses e Fernando Meneses que constituiram o par vencedor com alguma justiça. Nas senhoras, é justo destacar a presença de Rita Pessanha, que, fazendo par com Gustavo Diegues, obteve um honroso 3.º lugar, e também a de Maria Teresa Gil, que jogou com Jorge Abreu e ficou na 10.ª posição.Esta modalidade é muito curiosa. As bolas têm no seu interior uma pastilha luminosa , sem a qual não era possível encontrá-las de noite.
RESULTADOS - Torneio Nocturno -1ºs Francisco Teles de Meneses e Fernando Meneses, 45 pancadas; 2ºs Paulo Pessanha e Paulo Girão, 47; 3ºs Rita Pessanha e Gustavo Diegues, 47; 4ºs Nuno Romão e Carlos Cardoso, 48; 5ºs Jorge Dias e Ramos Duarte, 49; 6ºs Carlos Sobral e Lopo Feijó, 50; 7ºs Pedro Pessanha e Nuno Gonçalves, 50; 8ºs Rolo de Sousa e João Alvim, 51; 9ºs José Manuel Mendes Ribeiro e João Pedro Themudo dos Santos , 51; 10º Maria Teresa Gil e Jorge Abreu, 55; 11º Pedro Osório e Nuno Castro, 56.