As conclusões de uma sondagem da empresa de estudos de mercado Marktest só vêm confirmar aquilo que todos os que passam, durante um fim-de-semana, nas imediações de um centro comercial, já sabem: os portugueses são "viciados" em centros comerciais e estes espaços já são encarados, também, como espaços de divertimento e lazer e não apenas para "ir fazer as compras".
De acordo com a sondagem telefónica da Marktest, a grande maioria (63,9 por cento) dos residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto costuma visitar centros comerciais nos seus tempos livres.
Esta percentagem é elevada em todas as faixas etárias, revela a sondagem, mas é na população mais jovem que o fenómeno tem contornos mais esmagadores: 87,9 por cento dos inquiridos, entre os 18 e 24 anos, vão para os centros comerciais nos seus tempos livres. No Grande Porto encontramos o hábito um pouco mais enraizado, com 67,4 por cento dos inquiridos dessa região a afirmarem frequentar centros comerciais nos tempos livres, contra 62 por cento dos residentes na Grande Lisboa.
A "rotina" de ir "passear" aos centros comerciais é inter-classista. Regista-se maior afinidade junto da classe média, com 74,6 por cento de respostas positivas, face aos 67,2 por cento das classes alta e média-alta e aos 55,8 por cento das classes média-baixa e baixa.
De acordo com os dados recolhidos pela Marktest, na última vez que os inquiridos que costumam frequentar centros comerciais aí se deslocaram, a grande maioria, 68,1 por cento, foi com o intuito de fazer compras e 33,7 por cento foi para tomar refeições. "Passear" e "ver montras" foram as motivações de 32,5 por cento e 31,9 por cento, respectivamente.
Analisando as motivações da visita ao centro comercial por "target", a sondagem telefónica revela que "ir às compras" é o motivo mais referido por todos, excepto pelos entrevistados com mais de 64 anos, que referem em primeiro lugar ter "ido passear" e só depois às compras.
Para as mulheres, para os indivíduos entre os 45 e os 54 anos, e classe média, a segunda actividade mais praticada foi "ver montras". Por outro lado, os indivíduos entre os 55 e 64 anos, os residentes no Grande Porto e os indivíduos das classes média-baixa e baixa referem em segundo lugar ter "ido passear".
A ida ao centro comercial para almoçar, lanchar ou jantar é a segunda actividade mais referida pelos homens, pelos indivíduos entre os 35 e os 44 anos, pelos residentes na Grande Lisboa e pelos pertencentes às classes alta e média-alta. No caso dos jovens entre os 25 e os 34 anos, a ida ao cinema foi a segunda actividade mais praticada na última ida a um centro comercial.
Curiosas são, também, as diferenças regionais entre Lisboa e Porto. Na última vez que os inquiridos residentes em Lisboa estiveram num centro comercial foi principalmente para fazer compras (66 por cento) e para "ir aos restaurantes" (40,8 por cento). Já os habitantes do Porto, para além de "fazer compras" (que se mantém como a primeira actividade com 71,7 por cento das respostas), usufruíram do centro comercial para "ver montras" e "passear" (35,9 e 34 por cento, respectivamente) e só em quarto lugar, com 21,7 por cento de referências, surgiu a ida aos restaurantes.
Esta sondagem foi realizada pela Marktest no dia 2 de Setembro. Foram entrevistadas telefonicamente 255 pessoas (121 homens e 134 mulheres), 166 das quais residentes na Grande Lisboa (Lisboa cidade, Almada, Loures, Amadora, Sintra, Cascais, Oeiras e Odivelas) e as restantes 89 do Grande Porto (Porto Cidade, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Gondomar, Valongo e Maia).
Porto vê diminuir alunos enquanto periferia engorda
Segurança reforçada em escola de Braga
Feira aposta em horário prolongado para combater abandono
Paredes de Coura vai ter uma só escola primária para todo o concelho
Metro do Porto anula compra de carruagens para as linhas da Póvoa e Trofa
PS quer abrir terceiro período de discussão pública sobre PDM do Porto
Amileça quer ver Câmara do Porto tratar poluição em ribeira
PS enumerou "dez erros" da Câmara de Famalicão
"Feira da ladra cultural" em Paços de Ferreira
Candidato do PSD à Câmara de Braga anunciado em Novembro
Novo vice-presidente da CCDRN será figura bracarense
Fumos tóxicos de bagaço provocam tragédia em Armamar
Mulher esfaqueada doze vezes em parque de estacionamento de "shopping"
Cerveira vai ter este ano Aqua-Museu do Rio Minho
"Viciados" em centros comerciais