14 Diário da Câmara dos Deputados

atitudes do meu Partido e em especial a propósito da minha atitude, levantar duas acusações que porventura nos foram feitas.

Não preciso de reeditar que são altamente patrióticos os motivos que aos determinam a um afrouxamento de oposição para com êste Govêrno, o que não pode significar qualquer abdicação do papel que aqui representamos. Esta atitude foi defendida dentro do meu Partido por variadíssimas circunstâncias e explicadas claramente as razões íntimas e patrióticas dessa atitude.

No Parlamento anterior, a certa altura, constituiu se uma cousa que o Sr. Presidente desta Câmara classificou de uma forma pitoresca mas verdadeira, chamando-lhe um bloco de pedra solta.

Verificou-se que êsse bloco ia junto do então Presidente da República dizer que estava apto a governar, porque era maioria. Mas logo a seguir, derrubando Governos, êsse mesmo bloco demonstrava que não era maioria para apoiar a obra administrativa de qualquer Ministério.

Desse bloco, de quando em quando, desagregava-se um certo número de pedras que, juntas ao Partido Nacionalista, eram quanto bastava para derrubar a maioria.

O Partido Nacionalista representou durante algum tempo o papel de ajudar uma das partes do bloco contra a outra, sou que, todavia, fôsse chamado ao Poder após a queda dos Governos que tinha ajudado poderosamente a derrubar.

Eu, por mim, comecei a revoltar-me contra esta atitude. E vejam V. Exas. como as cousas neste mundo são apreciadas injustamente!

Quando se constituiu uma das fracções do bloco, tendo à sua frente o Sr. José Domingues dos Santos, fui procurado em minha casa por aquele senhor e pelos Srs. Pestana Júnior e Sá Pereira. Declarei-lhes que me sentia cansado desta vida estéril de derrubar Governos sem conseguirmos o objectivo que é, afinal, o de todos os Partidos: alcançar o Poder; mas que na hora em que eu estivesse convencido de que, por motivo porventura das combinações políticas ou de outra cousa, a sucessão nos estava assegurada, eu declararia ao Govêrno do Sr. José Domingues dos Santos aquela guerra necessária para o derrubar em nome dos interêsses do meu Partido que eu julgava confundidos com os da nação.

E, àqueles que me acusam agora, pregunto apenas uma cousa: o que me foi dado em troca daquelas afirmações ao Sr.. José Domingues dos Santos? Absolutamente nada. Pois S. Exa. e os seus amigos devem avaliar da isenção com que agora procedo, lembrando-se de que, em troca daquilo que então lhes dei, nada pedi, absolutamente nada.

Apoiados.

Começou-se então a notar no meu Partido - e estou a falar a V. Exa. ai de cousas íntimas do meu Partido para que a, nação saiba dos motivos por que às vezes se determinam os Partidos, sempre no desejo de bem servir a Pátria e a República - no meu Partido começou-se a notar uma certa excitação.

Julgava-se a minha acção um pouco frouxa contra o Govêrno; pedia-se-me mais forte oposição; e eu declarei que a oposição se podia fazer de duas maneiras t ou de entrave absoluto à vida do Govêrno ou de fiscalização apenas. Quanto à primeira, disse, não estava para a fazer em vão, só pelo prazer de não ver caminhar o Govêrno, necessitado de umas muletas para se encostar; não a faria, emquanto não me dessem garantias, por combinações políticas ou por motivo de outra, ordem, de que o meu Partido sucederia no Poder ao Sr. José Domingues dos Santos. E eu era tam nobre - desculpem-me V. Exas. - nesta minha atitude quanto eu tinha afirmado nesta Câmara que emquanto fôsse Presidente da República o então Chefe de Estado eu não queria, sequer, ser Ministro!

Apoiados.

Um dia disseram-me: estão asseguradas as combinações políticas pelas quais o Partido Nacionalista tem forçosamente de subir ao Poder; e nesse dia nós fizemos aqui aquela oposição que impossibilitou o Sr. José Domingues dos Santos de caminhar, porque nós queríamos e queremos dar ao pais a medida da nossa capacidade administrativa, não tendo até agora, infelizmente, em relação às nossas atitudes, encontrado nos outros Partidos desejo de nos ajudar!

Apoiados da minoria nacionalista.

Cai o Govêrno do Sr. José Domingues dos Santos; mas, ao contrário de todas as