Crónicas de Eusébio
Crónicas de Beto
Euro em trocos
No Jardim das Túlipas
Na Montra
Curiosidades
Segurança
Apostas
Clubes Mais Representados
Natação
Olimpismo
1 Que resultado vai conseguir Portugal contra a Turquia, nos quartos-de-final do Euro'2000? (_) Vitória
Fernando Gomes, ministro da Administração Interna, que tutela o Desporto, declarou-se satisfeito por, depois de ter assistido ao lançamento das primeiras pedras dos centros de estágio do Sporting e do Benfica, assistir ao arranque das obras do FC Porto. Elogiou a "primazia da acção" do projecto azul e branco, a comunhão de vontades que lhe deu ao que será uma obra "marcante no desenvolvimento da área metropolitana do Porto", mas, acima de tudo preocupou-se em explicar a participação do Governo neste tipo de iniciativas. "O apoio governativo não se faz a hotéis nem a centros de estágio; faz-se, sim, à preparação e à formação, e à criação de infra-estruturas para a formação desportiva", afirmou, apontando como exemplo das virtudes da do trabalho de formação "o bom caminho" da selecção no Europeu.
Antes de deixar o palco das obras, Fernando Gomes comentou ainda o atraso no início da construção do centro de estágio do Sporting. "Não é nada disso", fez questão de "esclarecer": "Tenho pelo presidente do Sporting um grande respeito, como homem sério e grande dirigente desportivo que é. Não é nada disso. Teve o cuidado de esclarecer comigo que há um conjunto de avaliações, em termos financeiros, que o Sporting importa fazer e que envolvem a componente privada, municipal e do Estado. A do Estado é perfeitamente clara e esta questão foi tratada imediatamente, através de um telefonema entre mim e o presidente do Sporting, que recebeu as garantias de que, logo que as obras arrancassem, teria as comparticipações do Estado". "A questão que aqui se coloca", precisou, "é de reunir um número de financiadores para que as obras possam arrancar". "Mas, relativamente ao Euro'2004, estamos perfeitamente dentro dos prazos, com as autarquias e os clubes a cumprirem as suas funções", declarou.
O facto de, ao contrário dos outros clubes, o Benfica não ter assinado os contratos-programa relativos à distribuição das verbas para as obras com vista à preparação dos estádios para o Euro'2004, não diminui o optimismo de Fernando Gomes: "O contrato programa reproduz exactamente, exactissimamente, aquilo que era o protocolo assinado em tempos. Portanto, não há nenhuma diferença entre o contrato-programa e o protocolo, que não seja a formalização das responsabilidades mútuas. O Benfica parece ter outras possibilidades para resolver o problema".
"Aguardemos", acrescentou, tranquilo: "O Euro'2004 não fica dependente, felizmente, do que se passar no estádio do Benfica. Mas quero esclarecer que me parece importante que uma catedral do futebol como é a Luz venha a poder participar no Euro'2004. Esse é o meu desejo".
já está em construção
redistribuídos, directa ou indirectamente, em qualquer meio
computador destes materiais ou de partes dos mesmos,
salvo para fins pessoais ou não comerciais.
Centro de estágio portista já está em construção
"É a concretização de um sonho antigo"
"Projecto transparente desde o início"
Demissão de Manolo Vidal
"Há valores mais altos que importa preservar"
Entrevista com Nélson
"Evoluí e aprendi muito com Schmeichel"
"Jogadores da selecção precisam de tranquilidade"
Boavista
Galeses do Barry Town no caminho do Boavista
Gil Vicente
Newcastle avança com proposta para contratar o médio Bruno
Portuguesa dos Desportos ainda não confirmou presença na apresentação
Alverca
Estágio será nas Caldas da Rainha
Belenenses
Sandro Gaúcho "mostrou-se" a Marinho Peres
Campomaiorense
Cáceres é reforço
Farense
Brasileiro Patrick apresentado como reforço para quatro anos
Salgueiros
Nas ondas da rádio
Muitas observações antes da decisão final
Aves