VW Golf Eleito Carro e Familiar do Ano

Carro do Ano /Troféu Volante de Cristal

A quinta geração do modelo mais vendido do construtor alemão fez sucesso entre o júri. Maria Lopes anuncia-lhe aqui todos os vencedores da edição 2004 do Carro do Ano e Troféu do Automóvel.

O Volkswagen Golf foi eleito esta semana Carro do Ano 2004 em Portugal, acumulando a distinção com a de Familiar do Ano, as duas categorias em que participou no evento. A escolha foi feita por um júri composto por 23 jornalistas em representação de outros tantos meios de comunicação social (entre eles o PÚBLICO), que teve que julgar 20 modelos de 14 marcas diferentes.

É a terceira vez que a Volkswagen arrebata o principal troféu desde a criação do galardão, em 1985. Curiosamente, o "irmão" consagrado anteriormente foi o mesmo modelo: o VW Passat (1990 e 1997). O Golf sucede na lista de premiados a outro familiar médio, o Renault Mégane II - que acumulou, há um ano a distinção nacional com a internacional.

Nos nove grupos de critérios votados pelo júri, o VW Golf ganhou seis deles (posto de condução, construção/concepção, conforto dinâmico, comportamento e segurança, performance e consumo). O Citroën C2 foi distinguido pela estética, o Toyota Avensis venceu na votação referente ao conforto estático, e o Fiat Panda foi o mais votado na característica preço - uma consolação mínima para o modelo que foi eleito há dois meses carro do Ano a nível europeu.

O Golf enfrentou, numa primeira fase, 17 concorrentes: Chrysler Crossfire, Citroën C2, Daewoo Kalos, Daewoo Nubira, Daihatsu Cuore, Fiat Panda, Ford Focus C-MAX, Honda Accord, Nissan Micra, Nissan 350 Z, Opel Meriva, Renault Espace, Renault Scénic, Rover Streetwise, Subaru Impreza, Toyota Avensis, e Toyota Land Cruiser.

Em Dezembro, uma primeira votação seleccionou os seis finalistas - Citroën C2, Fiat Panda, Nissan Micra, Renault Scénic, Toyota Avensis e VW Golf - e a segunda e derradeira apreciação elegeu o modelo do construtor germânico. A superioridade do Golf espelha-se nos números: 12 jurados colocaram-no em primeiro lugar nas suas votações e os restantes 11 classificaram-no na segunda (seis) ou terceira (cinco) posição.

Já no galardão relativo ao Troféu do Automóvel estiveram a concurso 24 versões distribuídas pelas sete categorias. A de "Familiar do Ano" foi disputada apenas por dois candidatos e o VW Golf 2.0 TDI levou a melhor sobre o Daewoo Nubira 1.6.

A categoria mais concorrida foi a do "Utilitário do Ano", com sete propostas a concurso. Entre Citroën C2 1.1 SX, Daewoo Kalos 1.4 SX, Daihatsu Cuore 1.0, Fiat Panda 1.2 Dynamic, Hyundai Getz 1.5 CRDi, Nissan Micra 1.2 e Rover Streetwise 1.4 Club, o que colheu mais votos foi o Hyundai Getz.

A segunda categoria mais disputada foi a "Monovolume do Ano", entre Ford Focus C-MAX, Opel Meriva 1.7 CDTi Cosmo, Renault Espace 3.0 dCi, Renault Scénic 1.9 dCi e VW Touran 2.0 TDI Highline. A vitória coube ao construtor francês, com o modelo Scénic-

A escolha de "Carrinha do Ano" foi feita entre Honda Accord Tourer 2.0, Renault Mégane Break 1.9 dCi e Toyota Avensis Station D4D, cabendo a vitória mais uma vez a um modelo gaulês.

A distinção de "Desportivo do Ano" coube ao Nissan 350 Z 3.5 V6, depois de uma "corrida" com o Chrysler Crossfire 3.2 V6 e o Subaru Impreza STI.

Subindo mais um patamar nos segmentos automóvel, o título de "Executivo do Ano" saiu de um duelo nipónico entre Honda Accord Tourer 2.0 e Toyota Avensis Sedan 2.0 D4, cabendo ao Toyota.

Já para andar por "maus caminhos", o júri preferiu o VW Touareg 2.5 TDI, que concorreu na categoria "Todo-o-Terreno do Ano" com o Toyota Land Cruiser 3.0 D4D.

No plano desportivo, a organização anunciou o nome do Piloto do Ano nacional, uma decisão da responsabilidade dos leitores do AutoSport/Volante, que tiveram que votar entre 10 nomes que se destacaram no último ano. A escolha recaiu sobre o campeão do Mundo de TT, Carlos Sousa.

Gama VW Golf

Motorização Veloc. máxima Consumo médio Preço

1.4 (75cv) 164 km/h 6,8 litros Desde 19.401 ?

1.6 FSI (115cv) 192 km/h 6,4 litros Desde 27.448 ?

1.9 TDI (105cv) 187 km/h 5,0 litros Desde 28.750 ?

Viagem

Fim-de-semana

Até 500 euros

Havana ao ritmo de um side car

Sons com asas

Sr. Emílio, 70 anos a servir o público

O exemplo da Adega da Tia Matilde

$Hero dos Avós, tinto respeitável

Rivais

VW Golf eleito Carro e Familiar do Ano

Ainda mais desportivo

O carro para a reconquista de clientes