Mercado Amunike junta-se a Figo e a Baía

Amunike, extremo-esquerdo do Sporting, esteve ontem em Espanha a negociar a sua transferência para o Barcelona. O jogador viajou acompanhado dos empresários José Veiga e António Bandeira e com conhecimento da direcção sportinguista que, no entanto, ainda não recebeu qualquer proposta concreta do novo clube de Bobby Robson. Fonte do Sporting desmentiu que o atleta, com contrato até Julho do próximo ano, tenha uma cláusula que obriga à sua libertação mediante o pagamento de dois milhões de dólares (cerca de 320 mil contos). "Não existe nenhuma cláusula com esse valor nem com qualquer outro", garantiu o mesmo dirigente leonino, para logo de seguida salientar que, caso a transferência se venha a consumar, será sempre "um óptimo negócio para o Sporting". Tudo indica, assim, que Amunike vai reencontrar o seu antigo colega Figo, aos quais se deverá juntar Baía, por quem o Barcelona ofereceu já a Pinto da Costa 700 milhões de pesetas (cerca de 840 mil contos).

Ontem, Amunike esteve reunido com Joan Gaspart durante quase três horas, mas ainda não foi assinado qualquer contrato. Isso só deverá acontecer quando o jogador regressar da selecção nigeriana, para onde segue depois de amanhã. "Para mim, é uma excelente oportunidade, mas tenho mais um ano de contrato com o Sporting. Agora, são os clubes que têm de chegar a um acordo", disse no final da reunião Amunike, que ainda acrescentou: "Não conheço bem o sr. Bobby Robson, mas sei que é um grande treinador e espero vir a trabalhar com ele".

Sem confirmar qualquer acordo, Gaspart foi mesmo assim elucidativo sobre o destino do futebolista: "Eu não diria que já existe acordo, mas se o Amunike veio aqui é porque é um jogador que Robson pretende para reforçar a equipa. Falámos durante um par de horas, mas só posso dizer que foi uma reunião pródiga". Tahar três anos no Benfica - Tahar, o defesa-médio marroquino do União de Leiria, vai ser jogador do Benfica nos próximos três anos. O acordo entre os dois clubes concretizou-se ontem, no Estádio da Luz, depois de uma reunião em que participaram os presidentes Manuel Damásio e João Bartolomeu. O valor da transferência não foi revelado, sabendo-se que o Benfica não admitia pagar mais que 80 mil contos.

O Benfica está ainda em vias de contratar o avançado alemão Ulf Kirsten, internacional de 30 anos que este ano termina o seu vínculo ao Bayer Leverkusen. Kirsten foi observado diversas vezes por Toni e Autuori e, de acordo com a imprensa do seu país, custará cerca de 450 mil contos. Kanu admite processar Ajax - Kanu, avançado nigeriano ao serviço do Ajax, admite processar o clube, caso os seus dirigentes exijam uma verba demasiado elevada para evitar a sua transferência para o Inter de Milão. A decisão foi anunciada pelo seu procurador, Harald Wilhelm. O jogador termina o seu contrato com o campeão holandês no dia 1 de Julho deste ano e, de acordo com a "Lei Bosman", não há direito a compensação financeira para o clube que vê partir o atleta. Só que Kanu é nigeriano e, portanto, não está abrangido pelo sistema comunitário. Ouedec no Espanyol - O ponta-de-lança Ouedec vai representar na próxima época os catalães do Espanyol. O francês foi excluído do Europeu de Inglaterra por se encontrar lesionado e esteve ontem em Barcelona, onde se submeteu a testes médicos. A duração do contrato não foi revelada, mas é certo que o ponta-de-lança vai jogar com a camisola azul e branca dos espanhóis da capital da Catalunha. Gary Speed no Everton - O médio escocês Gary Speed, de 26 anos e que esta época actuou no Leeds United, vai alinhar na próxima época pelo Everton. O clube de Liverpool pagará à equipa londrina 5,25 milhões de dólares (cerca de 840 mil contos). Arilson regressa ao Brasil - Arilson, avançado brasileiro de 22 anos que o Kaiserlautern contratou, há cinco meses, ao Grémio de Porto Alegre, vai regressar ao Brasil. O jogador não se adaptou ao futebol alemão, tendo o Kaiserlautern acedido ao seu desejo de o emprestar. O Internacional de Porto Alegre deverá ser o seu próximo clube, devendo pagar cerca de 450 mil dólares (72 mil contos). Caso os brasileiros decidam ficar definitivamente com o futebolista, que tem contrato até Julho de 1997, terão de despender mais 2,8 milhões de dólares.