Matematicamente, o Benfica ainda pode ser campeão. Matematicamente, a 31.ª jornada da SuperLiga poderá servir para arrumar de vez com esta falsa questão. Matematicamente, o fim-de-semana pode servir para resolver ou revolver outras questões do campeonato. Não será bem uma questão de sim ou sopas, mas quase. Para todos os efeitos, o FC Porto pode partir para as três últimas rondas com uma vantagem de oito, sete, cinco, quatro, três ou dois pontos sobre o Sporting; o Sporting pode colocar definitivamente tudo no preto ou no vermelho; o Benfica pode continuar a lançar cascas de banana ou tentar o prémio de consolação (ganhar os jogos todos e somar 76 pontos, mais um do que no ano passado). Vai uma aposta?
As contas são públicas, mas publicamente ainda ninguém puxa da máquina de calcular. Nem sequer no topo da hierarquia, onde Baltemar Brito até admite existir "alguma ansiedade". "Apenas alguma ansiedade", para ser mais preciso. E porque o adjunto de José Mourinho rejeita qualquer sinal de cansaço. "Está a aproximar-se o final do campeonato, os jogadores querem ver as coisas resolvidas o mais rápido possível e isso traduz-se num pouco de ansiedade". Está portanto explicada a fraca produtividade das últimas deslocações (um ponto conquistado em seis possíveis). Apesar de tudo, cinco pontos sempre são cinco pontos. "Faltam quatro jogos, no final vamos fazer as contas". Tão simples quanto isso, diz Fernando Santos, a quem ninguém tira o "sonho" e a "esperança". "Sabem bem que essas coisas existem sempre", disse o treinador sportinguista. Camacho também alinharia na máxima "a esperança é a última a morrer". "O objectivo é pressionar o Sporting". Mas não está fácil: o Benfica não tem Tiago, o Benfica não tem estabilidade interna (o vice-presidente Fonseca Santos mantém-se em rota de colisão com Luís Filipe Vieira), "o Benfica não tem condições de treino de uma equipa de elite". "Temos um estádio que não podemos usar. Isso é incompreensível para uma equipa que joga o tudo ou nada. Não me deixaram treinar e não treinei. O que posso fazer? A outra solução é entrar no campo para treinar e chamarem a polícia. Outra coisa não sei...". Sem comentários.
Depois de um pouco polido "Tenho vergonha de andar na rua, porque gostaria de ter jogadores com mais vontade de ganhar", Jaime Pacheco avançou para uma analogia musical. À falta de "bons violinistas", o treinador boavisteiro, que ainda não venceu, deixou a receita para a recepção ao Sporting. "Vou tentar formar um bom grupo de Zés Pereiras". Fernando Santos, que também tem em Tinga um potencial zabumba (o termo aplica-se aos percurssionistas brasileiros e serve aos jogadores que pelo clube até dão umas "cabeçadas na baliza"), admite usar os mesmos instrumentos. E traduz: "Sabemos que vamos encontrar um adversário forte, um treinador que não está satisfeito, que exige muito rigor, muita disciplina e empenho. Para se vencer esta equipa do Boavista, só usando as mesmas armas, em termos de entrega, de disponibilidade, de pressão".
Outras romarias. Braga: para separar as águas, a direcção do clube minhoto estipulou um preço recorde dos bilhetes para adeptos da equipa da casa, que, neste jogo em particular, até costumam torcer pelos outros, pelo Benfica. Aveiro: apesar do problema dos acessos estar desbloqueado, o melhor é mesmo levar uma lancheira reforçada (e uma ceia à mão). Paços de Ferreira: a direcção pacense deita por terra o recorde bracarense - 40 euros por um lugar no topo (aquela bancada atrás da baliza) visitante - Pimenta Machado contestou a medida e por isso não deve inflaccionar os preços para o Guimarães-Sporting da 34.ª jornada...
O Benfica joga em Braga, o Sporting vai ao Porto, o FC Porto desloca-se a Aveiro. Grandes fora nada?
Bloqueio ao Estádio de Aveiro levantado à condição
"Celebração" é a última fase de promoção do Europeu
Eurobreves
Sim ou sopas?
Camacho convidado a renovar mas sem poder treinar
Próxima jornada
"Vou com tudo para cima do Benfica"
Abel e Luís Loureiro assinaram pelo Braga
Safin vence Robredo e está mais perto da final
A vingança da Yamaha com um trunfo italiano
Rossi controla primeira qualificação
Solberg lidera Rali da Nova Zelândia
Belenenses bate Oliveirense na Taça de basquetebol