Mas não dar solução imediata ao problema não impede que se não iniciem desde já estudos para a sua resolução nos tempos que se seguirem ao armistício.

Embora pareça ser fácil o estudo, algumas leves reflexões mostram logo que assim não e. A instalação dos serviços prende-se inteiramente com a própria organização do Estado. E é natural que esta tenha de sofrer modificações importantes dentro dos anos mais próximos.

Por outro lado, e mester considerar cuidadosamente o espaço necessário ao bom funcionamento e o método seguido na execução do trabalho de cada dependência. Tem sido feitas investigações cuidadosas em muitos países europeus sobre o assunto, todas tendentes a melhorar a eficiência dos serviços e o bem-estar do próprio funcionário - e já estão publicados relatórios com as respectivas conclusões, que deveriam ser ponderados antes de se iniciar a execução de qualquer projecto.

Torna-se assim necessário estabelecer um piano concreto e pormenorizado que envolva a consideração de vários factores e diga respeito a muitas dependências de diversos Ministérios. A dificuldade e naturalmente aumentada pela falta de terrenos com áreas apreciáveis não longe, e, se fosse possível, nas proximidades do centro administrativo do Pais, que e o Terreiro do Pago. Sobre este assunto já foi sugerido no parecer das contas de 1939 uma ideia que, se tomada em conta, poderia concorrer para a resolução do problema - que e o aproveitamento de parte dos terrenos que resultariam da construção da l.ª secção do porto de Lisboa, ha tantos anos projectada, que consiste no alinhamento da Rocha do Conde de Obidos e Terreiro do Pago. Isso roubaria ao Tejo uma área de cerca de 100:000 metros quadrados e tornaria fácil a concentração de todos os serviços públicos nessa zona, e ainda deixaria espaço para a instalação de muitos organismos corporativos ou corporativos nas vizinhanças e que hoje se encontram ainda mais disperses do que os próprios serviços públicos. O projecto, a executar em algumas dezenas de anos, traria benefícios de ordem administrativa e melhoraria

[... Ver tabela na imagem]

Designação 1933-1934 1940 1941 1942 Aumentos (+) ou diminuições (-)

Um ligeiro exame desta desta tabela dá-nos logo idea aproximada da distribuição das verbas neste Ministério.

As dotações não são estritamente comparáveis em termos de trabalho executado, porque a falta de materiais e a subida na mão de obra automaticamente influiu nas reparações, construção e outras actividades.

Consideravelmente a eficiencia na actividade oficial.

A par disso daria caracter artístico a uma zona a beiramar que tem sido muito descurada, com prejuízo da própria beleza da capital do Pais.

Parece ser agora a altura de iniciar o estudo do plano que acaba de apontar-se sucintamente, de modo a dar-lhe execução dentro de dois ou três anos depois do conflito. Assuntos como este são em geral de estudo moroso, porque englobam solões que tocam muitos aspectos da vida nacional. Há acrescentar serem incertos os tempos que se hão-de seguir á guerra- e a execução, durante uma dúzia de anos, de plano de tanta utilidade das rendas e sobretudo na eficiência e qualidade do labor administrativo poderia atenuar quaisquer consequências que possam resultar do afrouxamento de certas acuidades nacionais, quando vier a paz.

A obra é evidentemente de carácter utilitário e ate reprodutivo. Deve compensar bem o dinheiro gasto que é muito -, sem contar com o aformoseamento que da sua execução poderia resultar para a própria capital do império. As despesas totais do Ministério das Obras Publicas e Comunicações elevaram-se em 1942 a 440:317 contos, sendo 272927 despesas ordinárias e 170:390 despesas extraordinárias. As verbas totais e parciais mantiveram-se no nível das do ano passado, certas menores valias em alguns departamentos são consequencia da falta de materiais ou empreiteiros.

A obra realizada pelo Ministerio das Obras Publicas e Comunicações consumiu, assim, elebvadas quantias, e, se for adicionada a despesa do Fundo de Desemprego na parte utilizada em obras publicas, o quantitativo avizinha-se de meio milhão de contos.

Os números globais para as suas mais importantes dependências são os seguintes, em contos:

[... Ver tabela na imagem]

Designação 1933-1932 1940 1941 1942 Aumentou(+) ou diminuições (-)