"Não É de Todo Uma Missão Impossível"

O Lyon chega ao Porto hoje, pelas 11h00, e treina da parte da tarde em pleno Estádio do Dragão, palco da primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. E o técnico Paul Le Guen, que não pode contar com Caçapa, Delmotte e Touré, todos lesionados, incluiu mesmo na lista de convocados o nome de Govou, avançado (poupado ao jogo com o Nantes) aparentemente recuperado de uma lesão na coxa e que deverá realizar um último teste à sua condição física.

Do lado do FC Porto, o destaque vai direitinho para o regresso de José Mourinho, devidamente documentado depois de ter assistido ao Lyon-Nantes, 1-0, no sábado. "Este Lyon tem sete jogadores convocados para as duas melhores selecções do mundo", vincou o treinador portista ainda em Lyon, numa referência às selecções de França e do Brasil. "Só esse pormenor dá uma ideia da qualidade e do valor do adversário", acrescentou Mourinho, que não poupou elogios à equipa orientada por Le Guen. "Tem tudo o que eu quero que a minha equipa tenha e aquilo que temos procurado trabalhar ao longo destes dois anos". Agora por partes: um "grande colectivo", uma "organização quase perfeita", uma "transição muito rápida de jogo" e futebolistas "extremamente velozes como Luyndula e Govou". Nem Le Guen escapou: "É um treinador da minha idade, da minha geração, com ideias idênticas sobre organização, estrutura e evolução. É um dos pontos fortes do Lyon, um adversário de peso". O Lyon, no seu entender, tem tudo para não ser menosprezado. "Temos que nos esfolar para ganhar ao Lyon. Não me interessam as contas dos favoritismos só porque temos uma trajectória muito boa. É preciso mais trabalho, mais concentração", resumiu Mourinho.

Florent Malouda retribui. O médio francês vê o FC Porto como uma equipa "solidária" que "pressiona muito alto". O Lyon, no seu entender, fará "o melhor possível", sempre tendo em conta que "existem dois jogos". "Temos a oportunidade de disputar o jogo decisivo em casa. Seria uma burrice lançarmo-nos na boca do lobo na casa deles. Temos que saber gerir os dois jogos: preservar as nossas chances no primeiro jogo para ficarmos bem posicionados para o segundo", referiu Malouda, que não vê nesta eliminatória uma "missão impossível". "Não somos o Real Madrid nem o AC Milan, mas temos outros trunfos que faremos valer na terça-feira. Não vamos para lá de cabeça baixa. Não é de todo uma missão impossível".

Ricardo Costa, operado recentemente a uma fractura no rádio do braço direito, é um dos jogadores afastados do jogo, assim como o grupo composto por Jorge Costa, Pedro Mendes, Marco Ferreira e Derlei. César Peixoto é o jogador mais próximo do regresso em pleno. Para hoje está reservada o ensaio geral de um jogo que será arbitrado pelo norueguês Terje Hauge. O FC Porto treina no Estádio do Dragão, a partir das 10h30. José Mourinho fala aos jornalistas pouco depois, altura em que será divulgada a lista de convocados.

Convocados do Lyon: Coupet, Vercoutre, Deflandre, Edmilson, Müller, Réveillière, Berthod, Essien, Diarra, Dhorasso, Carriére, Juninho, Malouda, Govou, Luyindula, Bergognoux e Elber.

com Lusa

Vitória sofrida deixa Benfica mais perto do segundo lugar

Positivo e negativo

Sousa: "Benfica foi um pouco feliz"

Nem estragou o que Wender construíra

Académica justificou a vitória em Barcelos

Vitória preciosa

União de Leiria vence e convence

"Vamos ter um final de campeonato difícil"

Belenenses tenta fugir da despromoção

FC Porto só com vitórias nos juniores

30 golos

Varzim passou na Figueira da Foz

Setúbal derrotado na Maia

"Não é de todo uma missão impossível"

Uma dúvida chamada Anelka

Inter de Milão volta às vitórias

"Derby" entre Lazio e AS Roma suspenso

Bahrein promete ser um sucesso de público

Bekele símbolo do domínio etíope

Só Henman pode travar Federer em Indian Wells

Castelo empatou final

Registo

A caricatura de Fernando Santos