Exposições
Rui Toscano
Na continuidade do Projecto Slowmotion, comissariado por Miguel Wandschneider, esta mostra de Rui Toscano compõe-se de cinco trabalhos em vídeo: "Abstrakt (Bild in Motion)", "My Bloody Valentine", "The Foyer Affair", "São Paulo 24 Set 01" e "To The Mountain Top". Nestes trabalhos, Toscano apresenta várias situações, desde o uso de uma tela de Gerhard Richter ("Abstraktes Bild", 1987), até às imagens de uma grande metrópole captada num único plano fixo que se pode confundir com a imagem fotográfica. Tendo, desde o início da sua actividade artística recorrido a vários meios como a escultura, o som, a instalação, o desenho e o vídeo, este último acabou por ganhar especial relevância na obra do artista a partir de 1999.
Rui Toscano é o terceiro artista a apresentar, este ano, a sua obra na Porta 33, no âmbito deste projecto que nasceu na ESTGAD, das Caldas da Rainha.
Rui Toscano (cinco vídeos)
Souza Pinto
Nome de referência da corrente naturalista em Portugal, a obra de José Júlio de Souza Pinto (1856, Angra do Heroísmo) encontra-se agora exposta na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, numa iniciativa do Palácio do Correio Velho. Esta retrospectiva reúne uma centena de obras do pintor que se dedicou à pintura paisagista, captando imagens bucólicas de cenas campestres e de costumes e vidas rurais, no seguimento dos ditames do naturalismo. Souza Pinto estudou na Academia Portuense de Belas-Artes, onde foi discípulo de Soares dos Reis, tendo-se posteriormente fixado em Paris, cidade onde prosseguiu os estudos na Escola de Belas Artes. Esta exposição representa a maior espólio do artista a ter sido reunido e apresentado em Portugal.
Pintura de Souza Pinto
A brasileira Jac Leirner (1961) expõe pela primeira vez em Portugal, apresentando um conjunto de trabalhos inéditos e não-inéditos da série "Adesivos". Composta por obras em placas de acrílico coloridas com autocolantes organizados por tema, cor ou forma (de bandas de rock, de avisos de perigo, de frágil, de museus, livrarias, revistas, companhias aéreas, etc), a artista recorre ao universo da publicidade nas suas composições, reportando-se ao espírito de coleccionismo que é recorrente na sua obra - maioritariamente em forma de um metafórico monumento ao consumo realizado através da acumulação de objectos de desperdício: um monte de notas de Cruzeiro desvalorizadas pela inflação, maços de cigarros vazios, adesivos, sacos de plástico, cinzeiros de avião... Esta exposição resulta da colaboração entre a Galeria André Viana, a Galerie Paul Kusseneer (Antuérpia) e a Brent Sikkema Gallery (Nova Iorque).
Continuam
"Tesouros de Arte e Devoção"
Resultante da colaboração entre a Fundação Eugénio de Almeida e a Arquidocese de Évora, esta exposição surge como tentativa de constituir um testemunho do património cultural móvel diocesano eborense, partindo também da necessidade de inventariação desse mesmo património. Organizada em três núcleos - "Eucaristia- Memória e Presença. A Missa e a devoção eucarística", "Nossa Senhora e o Menino Jesus- Esplendor e popularidade da devoção" e "Anjos e Santos- Mensageiros e intercessores" - a mostra apresenta um vasto conjunto de obras, desde quadros quinhentistas bem como uma série de objectos utilizados nas celebrações religiosas, como cálices, cruzes de altar e castiçais. Passando em revista a explosão decorativa de setecentos e oitocentos, nesta exposição estão representados uma variedade de materiais nobres como o ouro, o marfim, as pérolas e as madeiras exóticas. O segundo núcleo da exposição vive sobretudo de um conjunto de figurações da Sagrada Família, assim como de várias jóias de elevado valor. No núcleo que encerra a mostra, para além da representação iconográfica associada ao tema é dada atenção às relíquias, onde aparecem muitos dos mais antigos objectos do género pertencentes à Sé de Évora.
"Tesouros de Arte e Devoção", Exposição de Arte Sacra
Pascoaes ou o mergulho no abismo
"Dizem a estas crianças 'vocês não, vocês são a geração sacrificada'"
Ma Yan vai à escola e dá lições
"Não gosto de escrever, gosto de ensinar"
Livro da semana
Uma trégua à odisseia humana
Canto de qualquer nenhuma voz
EUA e Médio Oriente: uma lição de história
Os lilases
Correspondências de Feldman
Concertos
Arte conceptual: exemplos e contexto
Exposições
Compre livros na Amazon através dos "banners" do Público Online.
Escreva aqui as palavras-chave...