Jogos Particulares

Sidney 2000 Dinda...mite sem rastilho

A jogada que deu origem ao segundo golo do União de Leiria merece ser destacada logo no início do texto, sob pena de sermos críticos em demasia em relação ao que se passou no encontro de ontem à tarde. A abertura de João Manuel para Duah e o passe deste para o isolado Paulo Alves merece um aplauso especial, numa partida que poderia ser descrita com todos os lugares comuns aos inícios de época.

O jogo de ontem deixa antever múltiplas dores de cabeça para Quinito, que anda desde o início do estágio a pensar qual será a melhor táctica. Ontem manteve-se fiel ao que tinha dito nos últimos dias e apostou numa esquema vincadamente ofensivo no papel, mas que se revelou quase impotente para causar algum calafrio a Costinha. O guarda-redes leiriense, aliás, efectuou a primeira defesa aos 56', curiosamente na única ocasião que o Estrela da Amadora dispôs para marcar. Cadete, de baliza aberta e a um metro da linha de golo, conseguiu fazer a bola passar por cima da barra. Regressando às opções do treinador amadorense, o esquema escolhido contemplava três centrais, dois laterais que funcionavam como extremos, o meio-campo entregue a Pedro Simões e Lázaro, com Luís Carlos a apoiar Cadete e Gaúcho I. Quando atacava, o Estrela colocava seis homens no meio-campo contrário, mas os problemas surgiram quando se tratava de defender, dado que Rui Neves e Kenedy raramente conseguiam apoiar o trio de trás.

Os muitos espaços concedidos foram aproveitados por Manuel José com um sorriso nos lábios, que apostou na velocidade de Derlei e Krpan para chegar à baliza de Tiago. Um duo da frente apoiado por Dinda e João Manuel, que contavam com a protecção de Tiago e Leão. Foi precisamente no centro do terreno que residiu a superioridade do União de Leiria, que aproveitou sempre para controlar o encontro e deixar bem claro que apenas uma distracção poderia evitar a vitória. O autor da célebre expressão que "no centro reside a virtude" certamente correria a pedir a anulação da patente se visse as dificuldades que o Estrela da Amadora sentiu em transpor a bola da defesa para o ataque. O modo utilizado, ainda que célebre, nunca deu resultado e os pontapés para a frente acabavam sempre anulados pela tranquila defesa do Leiria, bem como as poucas jogadas de entendimento entre Cadete e Gaúcho I, que pouca disponibilidade demonstraram para jogar em parceria. A teoria de Sansão

A vitória do União de Leiria, porém, não é revestida apenas de virtudes e nasceu fundamentalmente dos pés de Dinda. O médio brasileiro bem avisou nos últimos dias que estava com a pontaria afinada e após dois avisos a Tiago obrigou o guarda-redes a ir buscar a bola ao fundo da baliza, abrindo caminho para o triunfo. Com alguns quilos a menos e um novo visual, Dinda perdeu a longa cabeleira mas, ao contrário do lendário Sansão, não perdeu a força. Para além do livre fulminante que resultou em golo, o médio colocou por diversas vezes Tiago com as mãos a arder.

A perder por 1-0, Quinito arriscou tudo para chegar ao empate, mas apesar da habilidade demonstrada pelo jovem Semedo, o caminho para a baliza de Costinha não constava mesmo no mapa dos jogadores do Estrela da Amadora. Manuel José, também no capítulo das substituições, acabou por ser mais feliz, tendo visto Paulo Alves consolidar o triunfo apenas seis minutos depois de ter entrado em campo.

O Estrela da Amadora um a um

redistribuídos, directa ou indirectamente, em qualquer meio

computador destes materiais ou de partes dos mesmos,

salvo para fins pessoais ou não comerciais.

Os árbitros

Muito apito

Lances-chave

Momento

"Acarinharam-me e ainda não mostrei nada"

Anderlecht chega amanhã sem o defesa De Boeck

"É aqui que quero estar mas não vou contra os interesses do clube"

Campeão. económico

Boavista

Matadores

Irmãos da terra do sol nascente

Gil Vicente 1 - Campomaiorense 1

Empate à medida

Alverca 0 - Marítimo 0

Golos... para quê?

Salgueiros 1 - Paços de Ferreira 0

Triunfo suado e difícil

"Boavista não foi superior ao Beira-Mar"

Aves 0 - Belenenses 1

Injustiça no primeiro voo

Comentário