que depois das afirmações, que no mínimo poderei qualificar de irreflectidas, do Sr. Deputado Narana Coissoró, não poderíamos, de facto, ficar calados.
Esta bancada, e parece que isso causa muitos engulhos ao Sr. Deputado Narana Coissoró, é composta, efectivamente, por 148 deputados. Mas nós respeitamos todos os outros deputados desta Câmara, assim como também exigimos que nos respeitem a nós e não estamos aqui os 148 aos gritos, como o Sr. Deputado Narana Coissoró, que está ali sozinho e que tem, de facto, que utilizar esse tom de voz para tentar valorizar a sua própria posição individual. Nós, deputados sociais-democratas, respeitamos todos os outros deputados desta Câmara, todos e cada um de nós que está aqui por vontade do povo português, mas não aceitamos lições de moralidade, ou lições de sabedoria, nomeadamente do Sr. Deputado Narana Coissoró, que hoje e neste fim de tarde está a ter um comportamento claramente infeliz.
Era isso que pedia ao Sr. Deputado Narana Coissoró e também aos outros Srs. Deputados, porque comportamentos destes, afirmações destas, não prestigiam quem as profere, mas também não prestigiam a Assembleia da República. E creio que passa por cada um de nós, deputados, sentemo-nos em que bancada nos sentemos, passa por cada um de nós também prestigiar este órgão de soberania e é isso que os portugueses esperam de nós.
Aplausos do PSD.
O Sr. Presidente: - Para dar explicações, se assim o entender, tem a palavra o Sr. Deputado Narana Coissoró.
O Sr. Narana Coissoró (CDS): - Sr. Presidente, queria em primeiro lugar interpelar V. Ex.ª e a Mesa, no sentido de saber se registaram quaisquer expressões desprimorosas pessoais e ofensivas a quem quer que fosse.
Protestos do PSD.
O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado está a fazer uma pergunta que é uma figura de retórica, mas sabe perfeitamente o funcionamento parlamentar. A Mesa não regista, no borrão da Assembleia é que tudo fica claramente registado.
O Orador: - Em segundo lugar, o eu dizer que 148 que não pensam como eu e aplaudem tudo, não é ofensa para ninguém.
Protestos do PSD.
O Orador: - Em terceiro lugar, pela grande estima e respeito parlamentar e pessoal que me merece o Sr. Ministro dos Negócios Parlamentares, eu direi...
Vozes do PSD: - Negócios?!
Protestos do PSD.
O Orador: -Também é uma ofensa, não é?
Vou apenas fazer um convite ao Governo e ao meu querido amigo e Ministro dos Assuntos Parlamentares: como eu não tenho dinheiro e o Governo tem muito, vamos publicar em suplemento e em qualquer órgão da comunicação social o relato inteiro deste debate para ver quem fez a triste figura.
Risos do PSD e do PS.
O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, como não há mais inscrições, terminou o debate da proposta de lei n.º 18/V, que será votada na quinta-feira.
Amanhã reunimo-nos numa sessão solene comemorativa dos descobrimentos portugueses. Peço a vossa atenção para o facto de que a cerimónia começa as 10 horas e, para tal, é necessário que os Srs. Deputados aqui estejam a partir das 9 horas e 45 minutos.
Está encerrada a sessão.
Eram 21 horas e 15 minutos.
Entraram durante a sessão os seguintes Srs. Deputados:
Partido Social-Democrata (PPD/PSD):
António Maria Oliveira de Matos.
António Paulo Veloso Bento.
António Paulo Martins Pereira Coelho.
Arménio dos Santos.
Carlos Miguel M. de Almeida Coelho.
Dinah Serrão Alhandra.
Fernando José Antunes Gomes Pereira.
Francisco João Bernardino da Silva.
João Álvaro Poças Santos.
João José Pedreira de Matos.
Jorge Paulo Seabra Roque da Cunha.
José Mário Lemos Damião.
José de Vargas Bulcão.
Leonardo Eugênio Ribeiro de Almeida.
Luís Manuel Neves Rodrigues.
Manuel Joaquim Batista Cardoso.
Manuel José Dias Soares Costa.
Margarida Borges de Carvalho.
Miguel Bento M. da C. de Macedo e Silva.
Miguel Fernando C. de Miranda Relvas.
Paulo Manuel Pacheco Silveira.
Valdemar Cardoso Alves.
Partido Socialista (PS):
António Manuel Oliveira Guterres.
José Manuel Oliveira Gameiro dos Santos.
Maria Teresa Santa Clara Gomes.
Mário Augusto Sottomayor Leal Cárdia.
Partido Comunista Português (PCP):
Carlos Campos Rodrigues Costa.
Maria Odete dos Santos.
Faltaram à sessão os seguintes Srs. Deputados:
Partido Social-Democrata (PPD/PSD):
António Fernandes Ribeiro.
José Angelo Ferreira Correia.
Partido Socialista (PS):
José Manuel Torres Couto.