Tratador de Crocodilos Que Actuou com Bebé ao Colo Escapa a Acusação
Um tratador de crocodilos australiano, que alimentou um réptil de quatro metros com o seu bebé de um mês ao colo, durante um espectáculo no zoo de Queensland, não será alvo de qualquer acusação judicial.
A proeza de Steve Irwin, cujas imagens estão a circular pelas televisões de todo o mundo, indignou as organizações de defesa de crianças e causou uma onda de choque na população.
Steve e a sua mulher Terri, que colaborou na "performance", asseguram que o bebé não esteve em perigo durante a exibição, mas dizem que jamais voltarão a repetir o número, cumprindo as indicações dadas pelo governo do Estado de Queensland.
As autoridades australianas decidiram não fazer qualquer acusação legal ao tratador, mas o departamento estatal da Família pediu cópias das imagens, para verificar se houve violação das normas de saúde e de trabalho na actuação da família Irwin.
Para impressionar a sua audiência, Steve Irwin agarrou com um braço o bebé recém-nascido e com a outra mão estendeu um pedaço de frango a um crocodilo com quatro metros de comprimento, o que levou algumas organizações a tencionarem acusá-lo de abuso de crianças.
A Associação Australiana da Família considera que o tratador não tinha o direito de colocar o filho dentro do recinto dos crocodilos. O deputado parlamentar Wayne Swan, porta-voz da oposição para o assunto das famílias, considerou que a actuação foi "uma acção muito irrresponsável".
Para Keith Cokk, o dono de uma quinta de crocodilos rival, a Cairns Crocodile Farm, não há outras palavras para classificar Irwin: "Ele é um perfeito idiota", disse, citado pelo jornal "Courier-Mail".
Após a "performance" de sexta-feira passada, exibida na televisão, as linhas telefónicas dos "media" locais ficaram congestionadas com chamadas de pessoas que expressaram o seu desagrado pelo comportamento imprudente do tratador.
"Vimos as imagens televisivas e não tenho dúvidas de que os Irwin amem muito os seus filhos, mas acredito que houve um erro de julgamento ao colocar um bebé numa situação potencialmente perigosa", afirmou a ministra de Queensland da Família, Judy Spence.
Perante os fortes protestos que se ouviram nos últimos dias, o tratador já fez algumas concessões à sua posição inicial da inexistência de perigos. "Se voltasse atrtás, provavelmente faria as coisas de maneira diferente", admitiu. "Mas acho que seria um mau pai se não ensinasse aos meus filhos segurança sobre crocodilos".
O comportamento do tratador foi comparado ao de Michael Jackson quando, em 2003, exibiu aos fãs o filho bebé numa varanda de um hotel, levantando-o no ar. "Estou horrorizada", disse desta vez ao "New York Daily News" uma advogada que investigou o incidente do cantor pop, Gloria Allred. "Com Michael Jackson parecia uma aberração. Agora parece uma tendência".
Segundo o "Sunday Telegraph", o casal Irwin, depois da "performance" da alimentação do réptil, pediu à filha de cinco anos para nadar numa piscina perto de um recinto onde estavam crocodilos.
No Estado de Queensland, Steve Irwin é conhecido como um defensor entusiasta da vida selvagem de protecção ambiental e, a nível internacional, conquistou fama ao protagonizar o filme "The Crocodile Hunter. Collision Course".
Robô Spirit envia primeiras imagens de Marte após aterragem bem sucedida
Criadores do Beagle 2 mantêm a esperança de um contacto
Passageiros da Air Luxor mais de 24 horas à espera de voo para Paris
Contaminação com o vírus da sida regride entre toxicodependentes que se injectam
Redução do número de mortes
Incidência de sida também desceu
Maioria parlamentar quer rever lei das polícias municipais
Cuf Descobertas é a primeira clínica privado com tratamento integrado para o cancro
Tratador de crocodilos que actuou com bebé ao colo escapa a acusação
Organizações constatam que crianças de Bam precisam de apoio psicológico urgente
Equipa portuguesa regressou ontem de madrugada
"Queremos evitar a rotina da manifestação-vigília"
"Não atribuo muita importância ao facto de ser mulher"