Jogos Particulares

Golfe

Olimpismo Não obstante o chorrilho de críticas dirigidas à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por não ter aceite a inscrição de Sá Pinto, o presidente da SAD sportinguista garantiu que os "leões" não vão jogar nas Antas sob protesto, mas advertiu que estará atento "aos factores externos que esta época vão tentar criar obstáculos ao Sporting": "É uma situação bizarra, incrível e intolerável"

Luís Duque discorda da falta de tolerância dos serviços administrativos da FPF -- um pormenor que, segundo O JOGO apurou, deverá ser corrigido a breve trecho -- e argumenta que o Sporting, "por ter tratado atempadamente de todos os pormenores relativos à inscrição de Sá Pinto", tem direito a sentir-se lesado e a responsabilizar a FPF pelo sucedido.

"Esta situação é extraordinária, diria mesmo incrível, reveladora, em parte, da forma como funcionam as pessoas que gerem o futebol português. Na quinta-feira, a Real Sociedad enviou o certificado internacional de Sá Pinto para a Real Federação Espanhola de Futebol. O Sporting, através da FPF, solicitou à RFEF que, por sua vez, enviasse o certificado internacional do Ricardo Sá Pinto. Na sexta-feira de manhã, tanto quanto sabemos, a FPF confirmou que estava tudo em ordem e pediu o envio do passe. Na federação espanhola disseram que faltava apenas uma assinatura e que mandariam o certificado em cima da hora limite. À tarde, o senhor António Sequeira informou-nos que o fax chegou quatro minutos atrasado em relação ao meio-dia e que, assim sendo, não aceitaria a inscrição do jogador. Num processo conduzido pela FPF, tudo nos parece estranho. A FPF é responsável pelo pedido do certificado internacional do jogador à Federação espanhola. Fizemos um investimento, trabalhámos para ter um plantel de qualidade e depois surgem este tipo de provocações na secretaria. É uma situação bizarra, como também é bizarro disputar-se agora a primeira mão da Supertaça e agendar-se para Janeiro o jogo da segunda mão", reagiu Luís Duque.

O líder da Sporting, SAD desenvolveu contactos durante a tarde de sexta-feira para tentar "fintar" -- sem sucesso -- a burocracia que inviabiliza a presença de Sá Pinto no jogo desta noite. Os interesses do clube de Alvalade colidiram com a regulamentação da FPF.

"Na federação ninguém tinha poderes para dar um despacho. O presidente e o presidente substituto estão de férias e o senhor secretário-geral disse-me que não tinha poderes para fazer mais nada. Se houver algum problema grave para resolver, não sei como será. Ninguém aparece, mas, se houver uma festa em que seja necessária a presença de elementos da primeira linha, estarão lá todos. O certo é que a FPF está de férias e os clubes, que contribuem para a festa do futebol, são sempre vítimas da incompetência de algumas pessoas. Depois queixam-se quando se dizem algumas coisas sobre o funcionamento da FPF", afirmou Luís Duque, revoltado. "Estaremos precavidos contra os factores externos"

Na opinião do presidente da Sporting, SAD, a FPF deve ser responsabilizada pelo atraso no envio do certificado internacional de Sá Pinto por parte da Real Federação Espanhola de Futebol, porque, segundo Luís Duque, também deveria ter tomado providências no sentido de garantir a inscrição do jogador.

"Pela nossa parte, tratámos de tudo a tempo e horas junto das entidades competentes. Mais: o processo foi tratado directamente pelas duas federações na manhã de sexta-feira e, por esta razão, é intolerável que, depois, a FPF nos comunique que o fax chegou quatro minutos atrasado. Uma chamada telefónica demora mais do que isso. Tenho imensa pena de não ter conseguido falar com o presidente da FPF -- está de férias --, porque de certeza que as coisas teriam funcionado de outra forma. Há quem não tenha responsabilidades de primeira linha e ande a brincar às organizações."

Não obstante as críticas dirigidas à FPF, Luís Duque garantiu que o Sporting não vai jogar sob protesto. "Não vamos começar a criar factos e tensões. Temos um bom plantel e estaremos precavidos contra muitos erros e factores externos que esta época vão tentar criar obstáculos ao Sporting."

Sá Pinto afastado do "clássico"

redistribuídos, directa ou indirectamente, em qualquer meio

computador destes materiais ou de partes dos mesmos,

salvo para fins pessoais ou não comerciais.

Sá Pinto afastado do "clássico"

Jogador almoçou com a equipa mas ficou em Lisboa...

Pano sobe às 21 horas

Alterações no Estádio das Antas

Bancadas sem vedação