%Alexandra Lucas Coelho
Inimigo Rumor (número 15)
Um estimulante dossier dedicado a Ruy Belo domina o mais recente número da "Inimigo Rumor", revista de poesia de características únicas, que se publica simultaneamente em Portugal e no Brasil, com uma redacção dividida entre os dois lados do Atlântico - no Brasil, Carlito Azevedo, Augusto Massi e Marcos Siscar; em Portugal, André Fernandes Jorge, Osvaldo Manuel Silvestre, Pedro Serra. A apurada edição é partilhada entre duas editoras portuguesas (Cotovia e Angelus Novus) e duas brasileiras (Cosac & Naify, 7 Letras).
O pretexto para um destaque alargado sobre Ruy Belo tem origem ainda na passagem dos 25 anos da sua morte, assinalados o ano passado. O dossier (142 páginas, mais de metade da revista) abre com um texto inédito do poeta, em prosa, que terá sido escrito ou concluído entre 1968 e 1969. Começa assim: "Sempre pensei neste livro como num livro póstumo. Cheguei a declarar publicamente que morrera aos trinta e dois trinta e três anos e a considerar-me um sobrevivente." Este inédito prolonga-se por 13 páginas - na par, a reprodução do manuscrito, na ímpar, a transcrição feita por Pedro Serra.
Segue-se um bestiário (de e a partir de) Ruy Belo. A "Inimigo Rumor" pegou em sete poemas do homenageado que "explicitamente tratam o mundo animal" - "O urogalo", "Algumas proposições com pássaros e árvores que o poeta remata com uma referência ao coração", "Os galos", "Gaivota" (I e II), "Nau dos corvos", "Requiem por um cão" e "Requiem por um bicho" -, e propôs a vários poetas portugueses e brasileiros que os tomassem como mote.
Responderam cerca de 40 poetas, o que quer dizer que cada poema tem diversas variantes. Os poetas são: Marcos Siscar, Pedro Mexia, Hélio T., Manuel Portela, H. G. Cancelas, Zulmira Ribeiro Tavares, Nuno Júdice, João Luís Barreto Guimarães, Tarso de Melo, António Ramos Rosa, Ana Hatherly, Nuno de Figueiredo, A.M. Pires Cabral, Alberto Pimenta, Vasco Graça Moura, Donizete Galvão, Tiago Gomes, Dora Ribeiro, Luís Quintais, Rui Cóias, Eucanãa Ferraz, Bénédicte Houart, Fabio Weintraub, Pedro Eiras, Eduardo Sterzi, Armando Silva Carvalho, Fernando Guerreiro, Manuel Resende, Fernando Pinto do Amaral, Eduardo Pitta, João Camilo, Gastão Cruz, Heitor Ferraz, Inês Lourenço, Paula Glenadel, Fabrício Carpinejar, Helga Moreira, Manuel António Pina, Adília Lopes, Ana Luísa Amaral e Helder Moura Pereira.
Entre as sete sequências (poema de Ruy Belo com suas variantes), quatro ensaios sobre a obra do poeta, de Manuel Gusmão, Gustavo Rubim, Vítor Mendes e Pedro Serra.
Segue-se um ensaio de Marcos Siscar dedicado ao "xadrez de estrelas" de Haroldo de Campos (o poeta desaparecido o ano passado, que com o irmão Augusto formou uma dupla marcante da poesia experimental brasileira). Depois, destaquem-se ainda poemas de autores brasileiros, a primeira parte de uma entrevista com a poeta Zuca Sardan, uma sequência de poemas traduzidos (Enzensberger, Larkin...), uma entrevista ao poeta cubano Carlos Aguillera, e um questionário seguido de alguns poemas de Armando Silva Carvalho.
O coração é um caçador solitário...
"Herman encontra o mundo"
"Escrevo para não me meter nos copos, para não dar em doido"
Cartas de leitores
"Passa a outro e não ao mesmo" - 100 livros para serem encontrados no dia 23
José Luís Peixoto, dito e cantado nas "Quintas de Leitura" no Porto
Mais quatro livros de poemas de Sophia em edição definitiva
Violência doméstica na primeira pessoa
Religião e sexo num romance histórico
Uma desgraça nunca vem só
Fama, solidão e um suicídio em directo
Saídas
O Filósofo é um Animal
O romantismo ou a exigência absoluta
A voz das que não podiam ter voz
Um concerto precursor a descobrir
Concertos
Uma interrogação necessária
Frédéric Chopin
Robert Schumann (1810-56)
Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847)
O piano e o virtuosismo
Mendelssohn: oratórias e música religiosa
As cidades do romantismo musical
Uma música para as elites
A vida em explosão
No limite da paisagem
Continuam
Compre livros na Amazon através dos "banners" do Público Online.
Escreva aqui as palavras-chave...